"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de março de 2018

UM NOVO ESTILO DE EDUCAÇÃO PARA OS NOVOS TEMPOS QUE VIVEMOS


gh
Ilustração do Duke ( O Tempo)
A realidade mudou tanto nos últimos decênios que afetou também nosso estilo de educação. Construímos o princípio de nossa autodestruição com armas nucleares, químicas e biológicas. Nada é absolutamente seguro, e um acidente qualquer poderá destruir nossa civilização. 
Se nada fizermos, como a comunidade científica norte-americana advertiu, podemos conhecer dentro de alguns anos um aquecimento global abrupto de 4 °C a 6°C . A maioria das vidas conhecidas não resistirá e vai desaparecer. Incluída parte da humanidade.
A escassez de água potável (só 0,3% é acessível aos seres humanos e aos animais) poderá provocar guerras. Ou também alianças de cooperação.
FATO NOVO – A planetização é um fato novo na história. Saímos um dia da África, onde ficamos por 4 milhões ou 5 milhões de anos e por isso somos todos africanos, e nos espalhamos pelos continentes; mas agora voltamos a nos encontrar num único lugar: a Casa Comum, a Terra.
A crise ecológica afeta diretamente o sistema vida e o sistema Terra. Estamos destruindo as bases físico-químicas que sustentam a vida. A continuar a superexploração da Terra, ela não aguentará e a civilização estará ameaçada.
Há risco de superbactérias, que perderam seu habitat pelo desmatamento, invadirem as cidades e dizimarem milhares de pessoas sem sabermos como enfrentá-las.
É A REALIDADE – Estes são dados, e não fantasias. A grande maioria das pessoas não tem consciência dos riscos. É como no tempo de Noé, só que hoje é diferente. Todos podemos perecer. Isso nos obriga a pensar sobre o futuro de nossa espécie e da Casa Comum. É em casa e na escola que uma nova consciência deve surgir. E a escola deve levar avante sua tarefa básica como a Unesco elencou:
1) Aprender a conhecer tudo o que o passado nos legou. Como escreveu Montaigne em seus “Ensaios”, “o educador deve ter antes a cabeça bem-feita do que bem cheia”. Vale dizer, conhecer a situação real da Terra e passá-la aos estudantes.
2) Aprender a pensar. Sabemos muito, e tudo está no Google, mas não pensamos no que sabemos. O saber é um poder que pode construir uma bomba atômica ou um antibiótico. O saber não é neutro. Pensar é detectar a quem ele serve e quem são os donos do saber.
3) Aprender a viver, que é criar um caráter reto, amante da verdade; é ser um bom cidadão, participativo, com um projeto solidário de vida.
4) Aprender a conviver, pois hoje vivemos no meio de diferenças de raça, religião, ideias e opções sexuais. Não permitir que a diferença se transforme em desigualdade, pois todos têm direito de viver conforme seu modo de ser.
5) Aprender a cuidar. Isso é novo, pois sabemos que o cuidado é a lei básica de todos os seres vivos e também do universo. Se não cuidamos da água, do lixo, de nós mesmos e das relações sociais, podemos dar espaço à degradação. Tudo o que amamos, cuidamos, e tudo o que cuidamos, amamos.
6) Aprender a ter uma ética e uma espiritualidade. A religião pode ajudar, mas não necessariamente, pois muitas fazem guerras. Ser ético é orientar-se pelo bem, é assumir as consequências de nossos atos; optar pelo bem comum, pela verdade, contra toda a corrupção. A espiritualidade é uma dimensão antropológica como são a razão, a vontade e a libido; somos espirituais quando colocamos as perguntas derradeiras: por que estou aqui, qual é o sentido do universo, da vida e de minha própria existência?
Desses novos desafios os educadores devem se imbuir e repassá-los aos educandos. Só assim estaremos à altura dos graves riscos que se nos apresentam.

11 de março de 2018
Leonardo Boff
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário