"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 28 de janeiro de 2018

O BRASIL É POUCO CORRUPTO, DIZ PESQUISA - E A CORRUPÇÃO É UM "PRIVILÉGIO" PARA POUCOS



O Brasil não é tão corrupto quanto se pensa. 
É o que mostram os dados da última pesquisa do Barômetro Global da Corrupção (BGC), realizada pela ONG Transparência Internacional. 
Essa pesquisa mostra que apenas 11% dos brasileiros pagaram propina nos últimos 12 meses, fazendo o Brasil o país menos corrupto na América Latina e Caribe com exceção de Trinidad e Tobago.

A pesquisa também mostra que, apesar da percepção ser alta sobre o quão corruptas são as instituições, essa percepção não está entre as maiores. Com efeito, somente 11 países têm uma percepção mais baixa de corrupção que a brasileira na América Latina.

O senso comum sobre a corrupção afirma que seríamos um país onde a corrupção seria particularmente grande. Alguns enxergam a origem da corrupção brasileira no "jeitinho", na Lei de Gerson, na malandragem ou até no descobrimento, quando os portugueses corromperam os índios com espelhinhos e bugigangas em troca das riquezas naturais. Assim, o Brasil, além de ser o país do futuro, seria o país da corrupção.

Mas não é essa a realidade. Pelo menos, não para o cotidiano.


Os dados da BGC diferenciam entre petty corruption (pequena corrupção) e grand corruption (grande corrupção). A pequena corrupção é aquela que acontece entre funcionários públicos de pequeno e médio escalão e os cidadãos comuns visando ao acesso a bens ou serviços básicos de hospitais, escolas, polícia etc. 
A grande corrupção é aquela que ocorre por meio do abuso de poder efetuado pelos altos escalões políticos e burocráticos, o que beneficia poucos à custa de muitos.

A pesquisa do BGC revela, nesse sentido, que a primeira é pouco presente no Brasil. Consequentemente, se a corrupção fosse um problema cultural, nós a encontraríamos generalizada nas práticas cotidianas, ou seja, teríamos uma alta incidência da chamada pequena corrupção. Mas isso não ocorre.

E estes dados são confirmados por uma série de outras pesquisas. O Proyecto de Opinión Pública de América Latina (LAPOP) de 2014 mostra que o Brasil é o 9° pais menos corrupto entre 25 países, sendo que os outros oitos são países como Canadá, Chile, Uruguai, EUA e Trinidad e Tobago. 
Os relatórios do Banco Mundial sobre Controle de Corrupção ressaltam sempre que a América Latina é o 3° melhor continente depois da América do Norte e da Europa. Talvez as pessoas se comparem sempre a estes dois continentes só.

Esses e outros dados também apontam que, talvez, a corrupção não seja a principal causa para os males sociais e econômicos brasileiros, como faz crer esse senso comum sobre corrupção no Brasil. Segundo a FIESP, segundo o relatório Brazil - Investment and Business Guide e segundo as revistas Latin Trade e Forbes, o impacto da corrupção na economia brasileira varia entre R$ 41,5 e R$ 69,1 bilhões por ano; ou seja, entre 1,38% e 2,3% do PIB (esses dados se referem a 2010).

Para efeitos comparativos, apenas os repasses do Tesouro para o BNDES — operação essa que utiliza o dinheiro de impostos dos brasileiros para privilegiar os empresários favoritos do governo, redistribuindo recursos de forma regressiva (dos pobres para os ricos) — chegam a 9% do PIB. E são perfeitamente legais.

Portanto, com base nesse contraste entre pesquisas científicas, dados empíricos e o senso comum, nosso pensamento sobre corrupção não parece orientado pela experiência concreta, mas sim por uma retórica descolada da realidade.

Corrupção é a consequência natural de um país que possui instituições ruins para o desenvolvimento econômico. 
Em um país que cria dificuldades para vender facilidade, a corrupção é a saída mais fácil tanto para a sobrevivência quanto para o enriquecimento. 
No entanto, por motivos óbvios, ela é muito mais acessível aos ricos — que podem pagar as propinas exigidas — do que aos pobres, que não têm essa capacidade.

Por isso, e curiosamente, a notória desigualdade social brasileira se reflete até mesmo na questão da corrupção: as "facilidades" que a corrupção proporciona em um contexto institucional ruim se tornaram um privilégio para os mais ricos (privilégio legal, via BNDES, e ilegal, via conchavos entre políticos e grandes empresas ligadas o regime), enquanto os mais pobres se veem impedidos de ascensão social e econômica por não poderem pagar pelas facilidades da corrupção.

Um sistema que distribui privilégios legais para poucos (vide BNDES) também distribui privilégios ilegais para esses mesmos poucos (via subornos, propinas e contribuições de campanha).

Ironicamente, no Brasil, a corrupção é um privilégio para poucos.


28 de janeiro de 2018
Mises Brasil

https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2018/01/o-brasil-e-pouco-corrupto-diz-pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário