"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de setembro de 2017

ACREDITE SE QUISER, TEMER VAI SER CANDIDATO E ACREDITA QUE SERÁ REELEITO EM 2018

Resultado de imagem para temer charge do miguel
Charge do Miguel (Jornal do Comercio/PE)
Já comentamos aqui na “Tribuna da Internet” a estranhíssima situação de Michel Temer, alvejado por flechadas certeiras, mas de efeito retardado, pois só podem derrubá-lo a partir de 1º de janeiro de 2019, quando hipoteticamente terá de deixar o governo. Em sua ilusão de poder, Temer sonha que conseguirá se reeleger com base na recuperação da economia, o escudo político que hoje está detendo as flechas. Delirante, Temer acha que esse argumento também poderá ser usado para iludir o eleitorado em 2018. Por isso, na festa dos 77 anos, comemorados este sábado, ele pediu de presente a reeleição.
Para fortalece sua candidatura, o presidente fez uma jogada de grande ousadia e tentou iludir o prefeito João Doria, ao convidá-lo para ser candidato pelo PMDB. Acontece que na política não existe otário, todos são espertos, sem exceção. A verdadeira intenção de Temer era forçar Doria em 2018 a se candidatar a governador de São Paulo, para lhe transferir votos do eleitorado paulista. Mas o prefeito percebeu o ardil e saiu da reta, já está fechado com o DEM.
SEM ALTERNATIVA – Temer sabe que não há alternativa. Precisa desesperadamente manter o foro privilegiado e a única chance que tem é buscar a reeleição, mas as possibilidades são mínimas, sua rejeição é recorde. De toda forma, ele vai tentar, até mesmo por não ter escolha.
Assim, com Lula de fora, pois será inevitavelmente atingido pela Lei da Ficha Limpa, o panorama da sucessão passa a ser o seguinte: Geraldo Alckmin (PSDB), Michel Temer (PMDB), João Doria (DEM), Jair Bolsonaro (PEN), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (PSD) e Fernando Haddad (PT) são os principais candidatos.
Vai ser uma eleição parecida com a de 1989, com muitos candidatos com chances, a ser decidida fatalmente no segundo turno.
SEGUNDA DENÚNCIA – Quanto à segunda denúncia contra Temer, sem problemas. Há consenso no Congresso de que não se deve tirá-lo. A denúncia demoraria uns 30 dias até ser, já estaríamos chegando a novembro, quando Temer então seria afastado e Rodrigo Maia assumiria o Planalto interinamente. Aí se inicia o processo contra Temer, com acusação, defesa, testemunhas etc. e tal.
Com as paradas de Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, digamos que o processo dure uns quatro meses. Portanto, somente em abril Temer sofreria impeachment e Rodrigo Maia teria de convocar eleição indireta para 30 dias. Já estaríamos em maio. O próprio Rodrigo Maia, FHC ou algum outro desocupado então ganharia a eleição indireta e assumiria o mandato-tampão. E quatro meses haverá eleição presidencial direta, como diz a lei, surrealismo puro.
É por isso que a lei não vai ser cumprida e Temer, o chefe do quadrilhão, não se processado agora e somente em 1º de janeiro de 2019 é que vai prestar contas ao juiz federal Sérgio Moro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Temer escapa por agora. Em compensação, estará na cadeia muito antes do resto dos membros da quadrilha, que vão manter o foro privilegiado e somente serão julgados pelo Supremo no Dia de São Nunca, como se dizia antigamente. (C.N.)

24 de setembro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário