"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

POR ENQUANTO, NÃO EXISTE REGIME DE GOVERNO OU SISTEMA POLÍTICO QUE NOS SIRVA

Resultado de imagem para esquerda charges
Charge do Lane (chargesdolane.blogspot.com)
No Brasil do século XXI. sobraram poucos pais e poucas mães. Hoje temos, na maioria, “fazedores de crianças”. Educação? Entregaram à escola. Ensino? Entregaram à escola. Orientação sexual, drogas, bebidas? Entregaram à escola. Portanto, a família, uma instituição falida, entregou tudo à outra instituição falida. Resultado? Uma geração de idiotas!
Alguém dirá: não generalize! É claro que há muitas exceções, mas quando se analisa a sociedade em que vivemos, logo se constata que a maioria das famílias terceirizou às escolas não somente o ensino, mas também a educação de seus filhos. E no final, a maioria diz que a culpa é dos governos que não investem em educação! Fazer o quê?
ENSINO E EDUCAÇÃO – Bem que sei o que precisaria ser feito. Ensino é uma coisa, responsabilidade da escola, mas educação é obra, deve ficar a cargo das famílias e complementada na escola. O diabo é que não tem gente, em quantidade e qualidade, para fazê-lo.  Nem pais nem professores, porque “um” espera pelo “outro”, que espera pelo “um”. Fico pensando o que farão com seus filhos, nossos netos! Na verdade, as pessoas parecem ter medo de enfrentar as próprias falhas.
Na década de 90, quando participava de painel em um evento de prefeitos no Rio Grande do Sul, sob o tema “educação”, mostrei alguns problemas que tínhamos como nação, nesse particular. Em dado momento, um dos prefeitos questionou-me: “O palestrante Fallavena só apresenta problemas. Terá alguma solução a propor?”. Respondi que sim, mas ressalvei que a resposta, certamente, não seria bem recebida.
É UM CAMINHO – Naquela oportunidade, mostrei que educação não é propriamente a solução, mas representa o caminho para que muitos problemas sejam solucionados. E mais: queremos punição para os outros, porque só os outros cometem erros e crimes. Ou seja, não queremos mudanças em nossas vidas, mas nas vidas dos outros, e por aí adiante. E conclui que, assim agindo, a única saída seria trocar o povo, já que o país parece ser muito bom.
Quando vejo aqui na Tribuna da Internet a opinião de comentaristas gabaritados como Carlos Frederico Alverga, dizendo que não existe regime de governo ou sistema político que nos sirva, isso reforça a minha opinião. O que nos falta são pessoas, cidadãos qualificados. O resto o país já tem.

01 de agosto de 2017
Antonio Carlos Fallavena

Nenhum comentário:

Postar um comentário