"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

PADILHA DIZ QUE CHANCES DE JANOT DENUNCIAR TEMER 'SÃO AS MAIORES DO MUNDO'

Resultado de imagem para eliseu padilha charges
Padilha tentou ser irônico e se atrapalhou todo
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), admitiu que as chances de o presidente Michel Temer ser novamente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) “são as maiores do mundo”. Nesta segunda-feira, véspera da viagem de Temer à China, Padilha disse esperar que a denúncia seja “bem fundamentada” e que o Ministério Público Federal (MPF) cumpra a lei.
“Por óbvio que é possível (a denúncia). Naturalmente ela tem que ser bem fundamentada — declarou, completando: — “(As chances são) as maiores do mundo em todos os aspectos”.
MISSÃO DO MPF – “O Ministério Público tem uma missão a cumprir, e se espera que ele cumpra bem sua missão nos estritos limites da lei” — afirmou Padilha, que pediu também uma peça “bem fundamentada” contra o presidente. Quando foi questionado por jornalistas se a chance de denúncia contra Temer traz preocupação, o ministro apenas respondeu: “O presidente estará viajando para a China”.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem três semanas para apresentar a denúncia contra o presidente, já que fica no cargo até o próximo dia 17. Para substituir Janot, Temer escolheu Raquel Dodge, vista como opositora a Janot no Ministério Público Federal. Na lista tríplice do MPF, ela ficou em segundo. A Constituição permite que o presidente não escolha o primeiro da relação. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, contudo, escolhiam o mais votado pelos procuradores.
PRIMEIRA DENÚNCIA – Há dois meses, Janot denunciou Temer por corrupção passiva, mas a denúncia foi barrada em votação no plenário da Câmara. Quando um presidente é denunciado, a acusação deve receber aval da Casa antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se aceita a denúncia e, assim, torna o presidente réu, afastando-o do Palácio do Planalto enquanto o caso é julgado, o que deve acontecer em até seis meses. Temer ainda é investigado no Supremo por organização criminosa e obstrução de Justiça.
O presidente viajará para a China nesta terça-feira e voltará a Brasília na quarta-feira da semana que vem. Ele fará uma visita de Estado em Pequim e participará do encontro do Brics em Xiamen.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Aparentemente, as declarações de Padilha não necessitam de tradução simultânea. Mas na verdade é preciso ler tudo ao contrário. O que houve é que Padilha tentou exercitar a ironia, mas não leva o menor jeito para fazer esse tipo de colocação, porque a ironia exige alto nível intelectual, caso contrário soa falso e pode virar Piada do Ano. (C.N.)


29 de agosto de 2017
Eduardo Barretto
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário