"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de agosto de 2017

OAB PEDE AO MINISTRO FUX QUE ABRA SIGILO DA "DELAÇÃO MONSTRUOSA" DE SILVAL


Prefeito enfia nos bolsos o dinheiro da propina
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) protocola nesta sexta-feira, dia 25, pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF)  para levantamento do sigilo da delação premiada firmada pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB). As negociações foram feitas com a Procuradoria Geral da República e o termo foi homologado no último dia 9 pelo ministro Luiz Fux, que chamou as revelações do ex-governador de ‘delação monstruosa’.
Nesta quinta-feira, dia 24, o Jornal Nacional, da TV Globo, divulgou imagens da farra da propina. Os vídeos foram cedidos por Silval à Procuradoria-Geral da República mostrando a entrega de dinheiro vivo em uma sala no Palácio do Governo de Mato Grosso. Deputados e o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), encheram os bolsos, mochilas e maletas de propina.
DINHEIRO NO CHÃO – As gravações foram feitas pelo então chefe de gabinete de Silval no governo (2010/2014), Silvio César. Nelas, o prefeito Emanuel aparece enfiando os maços de notas nos bolsos do paletó. Uma parte foi ao chão e ele, lépido, agacha-se para juntar as cédulas espalhadas.
O vídeo revela, ainda, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), o da caixa de papelão, o então deputado estadual Hermínio Barreto (PR) enfiando os maços na mala, a atual prefeita de Juara (MT), Luciane Bezerra (PSB) estufando a bolsa, e o ex-deputado estadual Alexandre César (PT), que saiu com a mochila pesada.
A OAB argumenta que, desde meados de abril, quando tiveram início as especulações sobre a possível delação de Silval, ‘uma série de informações publicadas pelo noticiário regional e nacional assola a sociedade mato-grossense de dúvidas’.
MATURIDADE – “O momento exige maturidade e serenidade. Todas as vezes que o Brasil precisou, a Ordem não se furtou e agora não será diferente, vamos continuar agindo em defesa da sociedade. Vivemos um deprimente momento de degradação moral”, declarou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.
No pedido, a OAB-MT visa ‘resguardar o interesse público diante da quantidade de citações mencionando políticos das mais diversas esferas, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e empresários, conforme o que já foi divulgado pelos veículos de comunicação’.
Segundo Campos, a medida ‘atende à premissa da Ordem de observância intransigente da princípio da ampla defesa e contraditório’. “O levantamento do sigilo também evita vazamentos seletivos do conteúdo”, assinala.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O presidente da OAB estadual gosta de aparecer. Já pediu também o levantamento do sigilo da delação de Joesley Batista, que já vazou totalmente, nada há a esconder. (C.N.)

26 de agosto de 2017
Luiz Vassallo, Julia Affonso e Fausto Macedo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário