"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de maio de 2017

VENEZUELA: A SÍRIA LATINO-AMERICANA




A Venezuela caminha no sentido de se tornar a Síria latino-americana. Já há quase um mês o país vive um clima de guerra civil. Mas uma guerra civil desigual, onde de um lado se tem uma ditadura socialista associada ao narcotráfico e ao crime organizado, e com ligações com o terrorismo muçulmano, e de outro se tem o povo desarmado tentando desesperadamente enfrentar o regime. Em quatro semanas de enfrentamentos nas ruas, cerca de trinta pessoas já morreram. Todas elas civis desarmados, assassinados pela guarda pretoriana a serviço da ditadura.

A capital Caracas encontra-se há dias completamente militarizada. Há informações de que milícias e as próprias forças armadas do país dificultam a circulação de ambulâncias para atender manifestantes feridos. O regime de ditadura socialista está literalmente matando as pessoas nas ruas. As milícias a serviço do regime, formadas em grande parte por criminosos comuns que foram soltos pela justiça chavista e armados pelo próprio chavismo para essa finalidade, invadem residências e promovem saques e incêndios. Há informações também de que escolas e postos de saúde estão sendo alvo das ações criminosas dos milicianos socialistas.

A omissão conivente da diplomacia brasileira
A situação na Venezuela pode de fato descambar para uma guerra civil generalizada desencadeada pelo regime de ditadura socialista do país. Uma ditadura que o Brasil sob os governos tucano e petista ajudou a implantar. A diplomacia brasileira, hoje chefiada por um tucano comunista ex-motorista de guerrilheiro, continua mantendo uma posição de conivência por omissão em relação ao regime.

Diante da crise venezuelana, o governo de Michel Temer limita-se a emitir declarações protocolares formais, que não têm consequência nem implicação real alguma. Sob o governo Temer, o país continua sendo o mesmo anão diplomático que se tornou sob os governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.

Cabe exigir do governo do presidente Michel Temer que faça valer a relevância e o peso econômico, diplomático e geopolítico do Brasil na América do Sul para pôr um fim ao regime de ditadura venezuelana. Cabe exigir do governo de Michel Temer que reconheça formalmente o regime venezuelano como sendo um regime de ditadura, que atenta contra a democracia e os direitos humanos.

O Brasil foi responsável, durante os governos tucano e petista, pela implantação da ditadura socialista na Venezuela. Cabe ao país agora não ser conivente por omissão, como tem sido durante o governo de Michel Temer, com os crimes que essa ditadura vem cometendo contra seu próprio povo.

Referência:
Fernando Henrique Cardoso e os Comunistas da América Latina


27 de maio de 2017
critica nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário