"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de maio de 2017

LAVA JATO: JOESLEY DETALHOU ESQUEMA NA AGRICULTURA E DELATOU INVESTIGADO NA OPERAÇÃO HIDRA DE LERNA



Com o passar dos dias fica comprovado que o “presidencialismo de coalizão”, termo usado pelos governos petistas para açambarcar políticos corruptos, viabilizou a formação de uma teia criminosa jamais vista na história do País. O entrelaçamento dos escândalos é tão complexo, que quando descobertos deixam a todos atônitos.

Em 4 de outubro de 2016, como noticiou o UCHO.INFO, a Polícia Federal deflagrou a Operação Hidra de Lerna para investigar financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades, que na era petista esteve sob a batuta de Márcio Fortes e Mário Negromonte, ambos do Partido Progressista.

Na mira dos investigadores entraram não apenas os dois ex-ministros, mas também o então secretário-executivo da pasta, Rodrigo Figueiredo (ele chegou assumir como ministro). Como ressaltado na matéria deste portal, logo após deixar a pasta, Figueiredo assumiu o comando da Secretaria de Defesa do Ministério da Agricultura, por indicação do agora deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava-Jato.

O tempo passou e o nome de Rodrigo Figueiredo voltou à cena, desta vez no vácuo do depoimento de colaboração premiada do empresário Joesley Batista, presidente do Grupo JBS, atualmente curtindo refúgio dourado em Nova York.

À Procuradoria-Geral da República, Joesley afirmou que, com a ajuda de Eduardo Cunha e do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, operador financeiro do peemedebista, emplacou Figueiredo no cargo no Ministério da Agricultura. E que em algumas ocasiões valeu-se do esquema de corrupção. Como contrapartida, o empresário pagou propinas à dupla (Cunha e Funaro), segundo informa o jornal Valor Econômico.

Joesley disse aos procuradores que Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério (SDA)é responsável pela sanidade agropecuária no País e também pela emissão de licenças obrigatórias para que as empresas do setor alimentício atuem nos mercados nacional e internacional.

Figueiredo era ligado a Antonio Eustáquio Andrade Ferreira (PMDB-MG), que na ocasião estava ministro da Agricultura e atualmente cumpre mandato de vice-governador de Minas Gerais. Segundo relato do empresário, Rodrigo Figueiredo assinou diversos “atos de ofício” que favoreceram o Grupo JBS, operação que teve como contrapartida o pagamento de R$ 7 milhões em propina a Cunha e Funaro.

Joesley Batista relatou aos procuradores da República que a propina acima mencionada foi paga como contrapartida a dois atos normativos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), na ocasião sob a batuta de Rodrigo Figueiredo.

Um dos atos normativos regulamentou as exportações de despojos (partes de animais), assunto que causou enorme polemica e recebeu uma enxurrada de críticas por parte de frigoríficos de pequeno e médio e portes. Um segundo ato revogou portaria ministerial que proibia o uso de um vermífugo de longa duração e reestabelecia o uso de vermífugos de curta duração, “o que evitava dificuldades fitossanitárias na exportação de carnes”.


30 de maio de 2017
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário