"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 21 de maio de 2017

TUDO INDICA QUE É HORA DE SE PENSAR NA ADOÇÃO DO REGIME PARLAMENTARISTA


Charge reproduzida do Arquivo Google
Desconsiderando a questão política, que realmente deixa o Presidente Temer numa situação insustentável, mas há o receio de que esse modo de agir das autoridades policiais e judiciárias esteja jogando o Brasil dentro de um regime fascista em que ninguém (principalmente agentes públicos) poderá falar absolutamente sobre nada (até mesmo porque também já existe a ditadura do politicamente correto). Considerando ainda que o Brasil é um país com legislação concebida dentro da lógica da criação de dificuldades para venda de facilidades, essa estrutura toda, dentro de um ambiente policialesco, vai travar de vez o desenvolvimento socioeconômico. A não ser que se fizesse uma nova Constituição e legislações complementares que diminuíssem drasticamente o poder do Estado sobre a sociedade.
PAÍS TRAVADO – É mais do que óbvio que daqui para frente teremos uma país cada vez mais travado para negócios e para o progresso. Quanto aos irmãos Batista, a principio eles podem pensar que se deram muito bem, um verdadeiro golpe de mestre. Mas em pouco tempo vão acabar se enroscando no suposto paraíso, os EUA, porque estão acostumados a fazer maracutaias e lá o buraco é muito mais embaixo quando se trata de Justiça.
Infelizmente, todo o dinheiro do BNDES utilizado para se fortalecer os “campeões nacionais” terá sido jogado fora. Em pouco tempo esses marginais vão passar o controle do império para algum grande grupo americano ou de outro país.
PARLAMENTARISMO – Para a estabilidade política e institucional, a melhor solução seria antecipar a adoção do regime parlamentarista. Temer deveria pedir que o Congresso escolhesse um líder, através da formação de maioria parlamentar, que poderia fazer o papel de primeiro-ministro.
O presidente Temer continuaria com o poder de direito e para efeitos protocolares, mas o poder de fato seria exercido por esse líder, enquanto o Congresso estivesse aprovando as mudanças constitucionais para a implantação ou não do regime parlamentarista de forma definitiva a partir de 2018, após um necessário plebiscito ou referendo para o povo chancelar essa importante mudança. Mas o fato é que o presidencialismo não dá mais.

21 de maio de 2017
Willy Sandoval

Nenhum comentário:

Postar um comentário