"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

JOESLEY TERIA "RIFADO" O BRASIL PARA GARANTIR MIGRAÇÃO DA JBS AOS ESTADOS UNIDOS

Resultado de imagem para joesley e meirelles
Mudança para os EUA foi traçada por Meirelles
Não só Joesley Batista está de mudança para Nova York. O frigorífico JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está de mudança para o exterior. E essa é a explicação para que o empresário tenha decidido fechar a toque de caixa a delação das delações.
Ao “rifar” o governo Temer e, no caminho, lançar o país no abismo das incertezas política, financeira e econômica, Joesley Batista quer assegurar o passaporte de seu grupo para fora do Brasil. Para garantir a execução do plano traçado, a empresa e seus controladores precisavam se acertar com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o poderoso DoJ.
A maior parte das operações do JBS — quase 80% — já estão no exterior hoje. Nos Estados Unidos são 56 fábricas de processamento de carne e quase metade das suas vendas globais.
MULTINACIONAL – Em dezembro o grupo aprovou a realização de um IPO na Bolsa de Nova York, num amplo processo de reorganização que levará o grupo a deixar de ser essencialmente brasileiro. A empresa que abrirá o capital é a JBS Foods International, com sede na Holanda, e que deterá todos os negócios internacionais da JBS e da Seara.
Ainda no ano passado, o grupo tentou migrar sua sede para a Irlanda, como parte desse plano, mas a rota teve que ser alterada por oposição do BNDES e quando o Brasil passou a considerar aquele país um paraíso fiscal.
Os Batista agiram rápido, escolhendo o caminho oposto ao da família Odebrecht, que viu seus negócios sangrarem enquanto relutava em colaborar com as investigações.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A matéria necessita de tradução simultânea. A transformação do grupo JBS em multinacional é anterior ao impeachment de Dilma Rousseff, nada tem a ver com a situação atual, foi um esquema armado por Henrique Meirelles quando trabalhava para os irmãos Batista, como presidente do Conselho Consultivo do grupo. Ao contrário do que a matéria afirma, a mudança do grupo para o exterior não é “a explicação para que o empresário tenha decidido fechar a toque de caixa a delação das delações”. Os irmãos Batista apenas usaram a possibilidade de fazer delação para se livrar de irem para a cadeia, o que seria inevitável caso não fizessem acordo de cooperação. O resto é folclore, como costuma dizer nosso amigo Sebastião Nery. (C.N.)

19 de maio de 2017
Vanessa Adachi
Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário