"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de março de 2017

MAIS DOIS DEPUTADOS PETISTAS NA LISTA DE JANOT, REVELA A REVISTA ÉPOCA


Resultado de imagem para zarattini e vicente candido
Zarattini, líder do PT, também está envolvido
Mais dois deputados federais compõem a chamada “lista de Janot” – relação de pedidos de investigação encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot. Segundo a coluna “Expresso”, da revista “Época”, os petistas Carlos Zarattini e Vicente Cândido, ambos de São Paulo, também fazem parte dos alvos do Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de envolvimento com o esquema de corrupção instalado na Petrobras.
Zarattini é líder do PT na Câmara. Os dois petistas seriam acusados de receber dinheiro da Odebrecht em troca de ajudar a empreiteira a conseguir financiamento para construir um prédio comercial na capital paulista. Os parlamentares estão entre os principais articuladores da anistia ao caixa 2 na Câmara.
44 NOMES – Até agora, 44 nomes da lista de Janot vazaram para a imprensa, incluindo seis ministros do governo de Michel Temer, dois ministros do Tribunal de Contas da União, cinco governadores, além de senadores e deputados federais de vários partidos. Conforme a coluna “Expresso”, o senador mineiro e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, é o campeão de citações.
Mas o total de alvos de pedido de investigação no Supremo pode passar de cem. São políticos com foro privilegiado que foram citados por Janot em 83 pedidos de abertura de inquérito. As caixas de documentos encaminhadas por Janot na última terça-feira ao STF só devem chegar nesta segunda-feira (20) ao gabinete do ministro Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato no Supremo. Caberá a ele, num primeiro momento, analisar o pedido de quebra de sigilo dos documentos feito por Janot, o que deve demorar de três a dez dias. Depois, Fachin vai analisar caso a caso e decidir se arquiva ou dá prosseguimento às investigações.
APREENSÃO – A atmosfera do mundo político de Brasília é de total apreensão desde a última terça-feira. A expectativa de que a lista de Janot confirme a citação a parlamentares, ministros de Estado e governadores de partidos das mais distintas matizes deixou expoentes da República na defensiva. Nos holofotes, os alvos procuram minimizar os efeitos da divulgação da lista.

21 de março de 2017
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário