"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de março de 2017

JUSTIFICATIVAS DE RODRIGO MAIA PARA EMPERRAR CPIS SÃO MENTIROSAS E ARDILOSAS


Resultado de imagem para rodrigo maia charges
Charge do Jarbas, reproduzida da Charge Online
Está havendo inexplicável e injustificável atraso na formação das Comissões Parlamentares de Inquérito na Câmara. O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) segura desde o ano passado os pedidos de instalação das CPIs da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf). As queixas são de que a demora é proposital, para evitar constrangimentos a aliados que apoiaram Maia na última eleição para o comando da Casa, como o PCdoB e o PSDB, que poderiam ser alvo de investigações.
A assessoria de imprensa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que todas as solicitações para criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) estão em análise, mas seguem uma ordem de constituição.
De todos os pedidos, a última na fila seria a da CPI do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf), que não poderia ser instalada enquanto as outras não forem indeferidas ou encerradas. E sobre a mesa do presidente, também consta um pedido de abertura da CPI de quadrilhas de roubo de veículos.
CINCO CPIs – Pelo regimento da Câmara, apenas cinco CPIs podem funcionar simultaneamente. Hoje, há duas em andamento: a da Funai/Incra e a da Lei Rouanet. No início deste mês, Maia autorizou a criação da CPI da “indústria das multas”, mas o colegiado aguarda pela indicação dos líderes para o órgão funcionar.
Já Orlando Silva (PCdoB-SP) defendeu que o pedido para criar a CPI da UNE não evoluiu porque falta substância. “A impressão que eu tenho é de que não há fato determinado e não há justificativa”, disse, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A suposta justificativa da assessoria de Maia é ardilosa e mentirosa. Não existe “análise” de pedidos de CPI. A decisão dos deputados é soberana. Quando há número suficiente de apoio, a convocação deve ser imediata, obedecendo a ordem de entrada dos pedidos. O resto é conversa fiada de Rodrigo Maia, que decididamente não é um cidadão acima de qualquer suspeita, como diria o genial cineasta Elio Petri. (C.N.)

02 de março de 2017
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário