"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

UMA LEI CELERADA, PARA CERCEAR A INFORMAÇÃO


Resultado de imagem para tv justiça charges
Charge reproduzida do Arquivo Google
Vez por outra somos surpreendidos, na Câmara dos Deputados, pela apresentação de projetos de lei lamentáveis, dignos de levar seus autores para o cadafalso. Um deles apareceu esta semana. O deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo, propôs a proibição da transmissão dos julgamentos realizados no Supremo Tribunal Federal e demais tribunais, vedando a veiculação nas telinhas de todas as sessões do poder judiciário, tanto faz se ao vivo, gravadas ou editadas.
O pior é que a Comissão de Comunicação aprovou esse absurdo. O parlamentar alega estar em defesa dos cidadãos submetidos a julgamento, ainda não condenados. Pretende impedir que suas famílias venham a ser prejudicadas pela exposição de detalhes processuais.
Trata-se, sem tirar nem pôr, de uma ode ao fascismo. Um retrocesso, até inconstitucional, porque cerceia o direito à informação.
UM MONSTRENGO – É de espantar que tenha sido apresentado um monstrengo dessa envergadura e ainda por cima acatado numa comissão parlamentar.
Reagiu o ministro Marco Aurélio Mello, rotulando de inimaginável uma proposta assim, que cerceia a liberdade e ofende a justiça. A lei garante a defesa da honra de todos, mas a censura degrada a humanidade.
Ignoram-se os motivos que levaram o representante do PT a tal destempero. Estaria na lista da Odebrecht? Estaria antecipadamente defendendo o Lula, na hipótese de sua prisão? Ou tem alguma rixa com os meios de comunicação? Quem quiser que investigue, mas essa lei celerada, se passar, envergonhará o país inteiro.

17 de novembro de 2016
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário