"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI", PORÉM, "OS MAIS IGUAIS" JÁ ESTÃO PRONTOS PARA ANISTIAR O CRIME DO CAIXA DOIS



Resultado de imagem para caixa dois charges
Charge do Duke (dukechargista.com.br)
No mesmo momento em que o plenário da Câmara vivia um momento caótico, com a invasão de um grupo que pedia a volta dos militares ao poder, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reuniu na tarde desta quarta-feira (16) em seu gabinete líderes e integrantes dos principais partidos políticos para discutir a proposta de anistia aos políticos alvos da Lava Jato.
Operação nesse sentido acabou frustrada em setembro, mas as principais siglas decidiram assumir o desgaste de aprovar a medida, conforme informou a coluna Painel nesta quarta.
O argumento é o de que é preferível enfrentar a opinião pública agora do que as consequências da delação premiada que a Odebrecht está fechando com as autoridades —espera-se que mais de uma centena de políticos sejam incriminados.
TEXTO FINAL – Ainda não houve consenso sobre o texto final da anistia. Grande parte dos deputados defende que na proposta de criminalização explícita do caixa dois eleitoral haja uma emenda explícita que passe uma borracha nos crimes passados e que vede a possibilidade de o Judiciário enquadrar a prática em outros crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro.
A criminalização específica do caixa dois faz parte do pacote de dez medidas do Ministério Público federal, em análise na comissão especial da Câmara.
A votação do pacote, que ocorreria nesta quarta, foi adiada para a manhã desta quinta (17), mas pode sofrer nova protelação.
PUNIÇÃO A JUÍZES – Deputados de diversos partidos pressionam o relator na comissão, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), para que ele recue e inclua novamente em seu texto o artigo que endurece as regras de punição a juízes, procuradores e promotores que cometerem crimes.
Sob esse pretexto, ameaçam derrubar o relatório e aprovar um outro texto, mais ameno e que contenha a anistia explícita. Uma série de substituições de membros da comissão realizadas nas últimas horas teria por objetivo justamente a aprovação da nova redação.
Outra possibilidade é que algum parlamentar ou partido — ou um conjunto deles — apresente emenda de plenário a algum texto que será apreciado pelos parlamentares na próxima semana.
DESCULPA DE TEMER – O presidente Michel Temer está convencido de que a repercussão da anistia ao caixa dois será bastante negativa diante da opinião pública, mas já sabe qual discurso adotar caso os parlamentares consigam aprovar a medida.
Dirá que é preciso respeitar um princípio básico do direito que estabelece que, quando uma pena é criada, não pode retroagir contra o réu. Dessa forma, após consultar diversos advogados sobre o assunto, Temer vai endossar a ideia de que é preciso punir daqui para a frente, e não o que já passou.
Oficialmente a ordem é que o Planalto não se envolva nas negociações, tratando-as como um assunto do Congresso.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se vê, a Operação Abafa vai de vento em popa, insuflada pelo próprio presidente da República. Parodiando Lula, poder-se-ia dizer que nunca antes, na História deste país, os políticos se comportaram com tamanha desfaçatez e com tanto menosprezo às leis e aos costumes. Se o comportamento de Temer não significa quebra de decoro, minha avó é uma bicicleta, como se dizia antigamente. (C.N.)

17 de novembro de 2016
Ranier Bragon, Daniel Carvalho e Marina DiasFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário