"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

EX-PREFEITO DIZ TER ÁUDIO DE ADVOGADOS QUE JURAM COMPRAR DECISÕES NO GABINETE DE LEWANDOWSKI

Não fica claro se os advogados falam a verdade ou simplesmente tentam aplicar um golpe


Acir Filló, do PSDB, era prefeito de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, mas findou afastado do cargo. Sem ainda citar nomes, ele denunciou ao Conselho Nacional de Justiça e à Polícia Federal que fora procurado por advogados que lhe prometiam, mediante pagamento milionário, decisões favoráveis da parte de técnicos que trabalhariam com Ricardo Lewandowski, então presidente do STF. O denunciante prometeu entregar à PF os nomes dos envolvidos, além de gravações telefônicas e registros do Whatsapp.

Na denúncia, Filló fez questão de ressaltar que a participação de Lewandowski no suposto esquema jamais fora mencionada, como se fosse algo negociado sem o conhecimento ou consentimento deste. Mas deixou no ar que a decisão contrária aos interesses do tucano, algo que contrariou o procedimento comum do STF, veio depois de o prefeito afastado se negar a desembolsar entre R$ 1,8 milhão e R$ 2 milhões.

Um artigo antigo da revista Piauí já destacou que, dentro da Suprema Corte, o grosso do trabalho é feito pelos técnicos da casa, cabendo aos ministros apenas assinarem grande parte das decisões. Pela denúncia de Filló, fica a suspeita de que alguém se aproveita da correria dos magistrados para fazer fortuna vendendo decisões.

É uma acusação grave que exige ao menos uma apuração aprofundada. Mas Lewandowski preferiu voltar-se primeiro contra o denunciante: “medidas judiciais cabíveis serão adotadas para evitar e reparar esta prática caluniosa, que atinge servidores do Supremo Tribunal Federal“.

Cármen Lúcia, atual presidente do STF, disse que preferia esperar a Corregedoria Nacional de Justiça se pronunciar.


04 de novembro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário