"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A IMUNIDADE PROTEGE SENADOR LEVIANO

É patético se não fosse trágico, hilário e estarrecedor: Romário foi inocentado por um magistrado paulista, por insultar Marco Polo Del Nero e José Maria Marin. O magistrado alegou que Romário está protegido (ou escondido?) pelo manto nefasto da imunidade parlamentar.

O inútil e recalcado senador continuará impune, dentro da sua linha de ação pretensiosa e leviana, insultando, babando ódio e jogando as patas, em quem desejar. 
Nessa linha, o senadorzinho agiria melhor, realmente com espírito público e isenção, se abrisse mão do escudo da imunidade, nas suas horas de histerismo, frustração, pseudo ético e paladino de meia pataca. 
Imunidade parlamentar deveria ser mais criteriosa. Protegendo quem raciocina e repelindo quem vocifera.

Briga de gigantes

O senador Renan Calheiros respondeu com veemência ao juiz federal que autorizou buscas na polícia do senado. Por sua vez, a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, saiu de suas tamancas em defesa do juiz, retrucando, também com firmeza, o presidente do senado. 
As palavras duras existem para serem usadas. Seguramente a ministra Carmen Lúcia reagiria com vigor, se a polícia federal fizesse varredura nas dependências da Suprema Corte. 
Renan e Carmen Lúcia estão certos. Só os covardes, hipócritas e cretinos são dissimulados e se escondem atrás de subterfúgios. 
Cada um que defenda as instituições que presidem da maneira que achar melhor. A polêmica só não pode é fragilizar a democracia nem arranhar o respeito entre os 3 poderes exigido pela Constituição.

Renan defende com vigor o legislativo


Ao contrário do que arrotam os maledicentes , açodados, levianos e equivocados, por má-fé ou burrice, ou ambas as coisas, o senador Renan Calheiros não agride o MP, nem o Judiciário nem a polícia federal. Apenas exige respeito a instituição que preside, o Senado Federal. Que não pode nem deve ser afrontada por integrantes de outros poderes. 
 Desrespeitar o legislativo é fragilizar a democracia. Rodrigo Maia, também reagiria com firmeza, se a polícia federal invadisse dependências da Câmara Federal para prender servidores.
Assim como todo presidente de tribunais superiores, governadores ou ministros de Estado. Além da própria ministra Carmem Lúcia que reagiu prontamente contra Renan. Diante de reflexões e especulações, aparecem asnos fantasiados de paladinos ávidos para bajular a ministra Carmem Lúcia. Jornais e redes sociais estampam textos encomendados e forjados, insultando Renan Calheiros. Perde tempo a molecada desocupada e recalcada. Não passa nem passou pela cabeça de Renan Calheiros, atropelar as ações da lava-jato. A colossal tolice só pode sair de cérebros menores e mesquinhos.


28 de outubro de 2016
Limongi é jornalista. Sócio da ABI há 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário