"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ANISTIA A CRIME DE CAIXA 2 BENEFICIA JUSTAMENTE TEMER, DILMA, LULA E MUITOS OUTROS


Em nome do governo, Geddel tenta defender o indefensável


Ministro-chefe da Secretaria de Governo e responsável pela articulação política, Geddel Vieira Lima afirmou nesta terça-feira ao Globo que caixa dois não é crime e que quem se beneficiou deste mecanismo no passado não pode ser penalizado. O peemedebista disse que esta discussão tem que ser feita pelo Congresso sem preconceito e sem histeria. Geddel explicou partir da premissa que o projeto enviado pelo Ministério Público Federal (MPF) à Câmara pede, entre outros pontos, a criminalização do caixa dois.

“ Se pede isso, é lícito supor que caixa 2 não é crime. Se não é crime, é importante estabelecer penalidades aos que infringirem a lei. Agora, quem foi beneficiado no passado, quando não era crime, não pode ser penalizado” — disse Geddel. ”Esse debate tem que ser feito sem medo, sem preconceito, sem patrulha e sem histeria”.

O ministro deixou claro que esta é sua opinião pessoal e não do governo, nem do presidente Michel Temer. “Não sou jurista e posso estar falando uma blasfêmia do ponto de vista jurídico. Estou analisando a situação pela lógica. Não trataria como anistia porque anistia serve a quem cometeu um crime. No caso do caixa dois, se não tem crime, não tem anistia” — argumentou.

TENTATIVA FRUSTRADA
– Apesar da defesa de que não haja punição, Geddel negou que o governo Temer tenha participado das negociações com líderes dos partidos na Câmara que levaram à manobra para votar a anistia ao caixa dois na noite de segunda-feira. A operação acabou frustrada pela forte reação de deputados contrários à iniciativa. O peemedebista considerou que o tema não foi pautado de modo “apropriado”.

“Não vi o texto, não fui consultado. Sei que este é um assunto que vem sendo tratado no Congresso “— afirmou Geddel, que conversou nas últimas semanas com parlamentares sobre o assunto.

PROPOSTA IMORAL
– Na avaliação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Velloso, a proposta que tramita na Câmara com o objetivo de anistiar políticos que praticaram caixa dois é imoral. Ele explica que uma lei nova não poderia perdoar crimes cometidos no passado, porque o caixa dois já está previsto na legislação eleitoral e na legislação penal. Para Velloso, o caixa dois pode ser interpretado como falsidade ideológica, já que é uma declaração falsa à Justiça Eleitoral.

“Esse crime já está definido no Código Eleitoral e também no Código Penal, como falsidade ideológica. A anistia não passa de algo imoral. Pretendendo estabelecer um tipo penal específico, quer-se, na verdade, anistiar delitos praticados perante o Código Penal e o Código Eleitoral. Isto não passa de uma farsa. E caixa dois é coisa de bandido, sempre foi coisa de bandido” — analisa Velloso.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, a entrevista de Geddel, por si só, já é uma confissão de crime. Diz que não conhece o texto, mas conversou com parlamentares a respeito. Simplesmente alega que caixa 2 não é crime, mostrando ser um político que sequer conhece as leis eleitorais e penais. Diz que o governo nada tem a ver com isso, mas essa misteriosa proposta (sem autor conhecido) é justamente o que falta para Temer ser anistiado e se livrar da cassação da chapa com Dilma por crime eleitoral e ser candidato em 2018, com ficha limpa. Com ministros trapalhões como Geddel e Eliseu Padilha, que está por trás de todos os malfeitos do governo atual, o presidente Temer nem precisa de inimigos. (C.N.)


22 de setembro de 2016
Simone Iglesias e Carolina Brígido
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário