"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

RODRIGO MAIA DERROTA O "CENTRÃO" E SE ELEGE PRESIDENTE DA CÂMARA

DEPUTADO TEVE O APOIO DO GOVERNO TEMER E DA ANTIGA OPOSIÇÃO

O DEPUTADO RODRIGO MAIA É DO DEMOCRATAS DO RIO DE JANEIRO. FOTO: FÁBIO R. POZZEBOM/ABR


Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, numa vitória em que o Palácio do Planalto exerceu papel fundamental para que o parlamentar carioca derrotasse o rival Rogério Rosso (PSD-DF), candidato do "centrão" e do ex-presidente Eduardo Cunha. Maia também recebeu o apoio da antiga oposição.

O novo presidente da Câmara vai exercer o mandato até fevereiro de 2017, em um mandato "tampão", sucedendo Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo. Maia obteve 285 votos e o segundo colocado, Rogério Rosso (PSD-DF), 170. Ao ser proclamado o resultado, o grupo vencedor gritou "fora Cunha".

Depois de um intervalo de 1h14, a Câmara dos Deputados retomou a sessão que elegeu o novo presidente da Casa. Rodrigo Maia discursou por dez minutos, seguido de Rosso, que contava com o apoio da turma do ex-presidente Eduardo Cunha. No primeiro turno, Maia obteve 120 votos e Rosso, 106. A votação teve início por volta das 23h45. Para ser eleito, o candidato precisava obter a maioria simples dos 495 parlamentares presentes na sessão da noite desta quarta-feira.



14 de julho de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário