"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

QUERRA SEM TIROS


Veio a notícia: após sair o impeachment, o Temer vai procurar a oposição, o lula. Está certo, ele? Claro, política é um jogo de pragmatismos escancarados, acomodações "inaceitáveis'.

Se o Temer decidisse mesmo bater de frente com o lula, poderiam espirrar escândalos que estão prontos para ser detonados - desta vez - em cima de personagens do governo. Guerra nuclear, que ninguém quer. Todo mundo pegou dinheiro frio e dinheiro de propina para financiar campanhas. E aproveitaram para ficar ricos, claro.

A política brasileira sempre foi movida pelo combustível da corrupção. Nós é que não queremos entornar o caldo - senão estaríamos cavoucando o passado de cumplicidade do Temer com o pt, nestes 13 anos de roubos e acertos negociais com lucros estratosféricos para meia dúzia de pessoas.


Portanto, vem por aí um show off demagógico para impressionar a platéia, acusações sensacionalistas, condenações (poucas) e depois, tudo quase igual. 

É a acomodação de sempre, quanto-mais-olha-menos-vê. 
O Lava-Jato? Vai acabar como uma mangueira pingando água.

O povo é burro. E desinformado. E os bacanos são espertos e oportunistas, tendo exercido por toda sua vida a safardagem. Tem know-how. Melhor é tomar um anti-ácido para aguentar seguir vivendo.



07 de julho de 2016
Enio Mainardi é Publicitario.


NOTA AO PÉ DO TEXTO

Fica difícil engolir o texto do Enio Mainardi. Soa quase como um convite ao baile do "já que é assim, deixa estar que é melhor, e dancemos conforme a música".É quase um convite a conivência. Lembra-me o que disse Don Miguel de Unamuno, a propósito de Anatole France: "No me gusta Anatole France... No sabe indignarse."
É isso aí. Se não nos indignarmos diante da sujeira, da política bastarda que se pratica no país, o que podemos esperar? Deixar rolar, já que sempre foi assim, a corrupção e sacanagem como combustível que mobiliza o lixo da politicalha? Não devemos interceder e punir a canalha, expurgar o valhacouto de safados que se locupletam num corporativismo sem-vergonha, afrontando acintosamente o país?
Sem essa de que a política sempre foi assim, porque o "povo é burro". 
O povo não é burro. O sistema é que se põe a serviço dos 'espertos'. O povo sabe e conhece bem a putaria. Basta conversar com ele, com o homem simples que sobrevive a duras penas, e saberemos que não ignora a grande sacanagem do poder instituído. Não ignora a corrupção. Não ignora o cinismo da gentalha que senta nas melhores cadeiras. Não ignora a fila do SUS onde as pessoas morrem...
A monarquia francesa também tinha know-how e perdeu a cabeça...
Não... Não podemos deixar que a leniência nos incapacite o sentimento de indignação!
Lugar de vagabundo é na cadeia. Foro especial não é para cobrir bandido.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário