"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

ÚLTIMAS PESQUISAS NO REINO UNIDO MOSTRAM VANTAGEM DO VOTO PRÓ-EUROPA


Um eleitor vestido com as bandeiras europeias deixa o local de votação, em Londres(Neil Hall/Reuters)

No dia do plebiscito, duas novas pesquisas de intenção de voto sinalizam vantagem do grupo favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE). 
A pesquisa ComRes realizada para o jornalDaily Mail e a emissora ITV mostra vitória do grupo pró-Europa com 54% dos votos válidos, contra 46% de apoio para o Brexit (neologismo formado pelas palavras Britain exit, ou saída britânica). 
No levantamento feito pelo instituto YouGov para o jornal The Times, os números sinalizam cenário mais apertado, com 51% dos votos válidos para a permanência no bloco europeu e 49% para a saída da UE.

A pesquisa ComRes mostrou que 48% dos entrevistados declararam voto na permanência na UE e 42% afirmaram que votarão nesta quinta-feira pelo Brexit. Há, ainda, parcela de 11% de indecisos. 
Quando são contabilizados apenas os votos válidos, o levantamento mostrou aumento de 3 pontos para o grupo pró-UE e queda de 3 pontos no voto pelo Brexit. Assim, a diferença que era de 2 pontos favoráveis à permanência cresceu para oito pontos pró-Europa.

LEIA TAMBÉM

Reino Unido decide hoje seu futuro (e também o da União Europeia)

Entenda as consequências políticas da saída do Reino Unido da UE

Brexit, um divórcio complicado e repleto de incertezas econômicas

"Mais de quatro quartos (82%) informaram que definitivamente chegaram à data do plebiscito já decididos, enquanto 17% dizem que podem mudar o voto", cita a pesquisa. 
O grau de certeza é um pouco maior que o visto na eleição geral de 2015, quando 80% chegaram à véspera com clareza sobre a escolha. 
A pesquisa ComRes envolveu 1.032 adultos com mais de 18 anos entrevistados por telefone entre os dias 17 e 22 de junho.

Reino Unido pode desmantelar a União Europeia; saiba como ela nasceu

O relatório da pesquisa do YouGov informa que "a corrida está muito apertada, mas a tendência recente tem apontado para o voto pelo 'Permanecer'. 
Assim como em outros plebiscitos no passado, esse também mostra um movimento de última hora favorável à manutenção do status quo". 
O levantamento YouGov foi feito pela internet com 3.766 eleitores entre os dias 20 e 22 de junho.

(Da redação)

23 de junho de 2016
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário