"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Ritmo de Olim-piadas: STF empurra para o final de agosto a decisão sobre impeachment de Dilma



Bruzundanga da Piada Pronta exagera no ritmo da Olim-piada. Não pelo jovem de 27 anos, um cabra pt da vida ou gozador, que jogou um balde de água para tentar apagar a tocha olímpica, durante passagem pela cidade de Maracaju, em Mato Grosso do Sul. Nem porque o diretor-executivo do Comitê Organizador da Rio-2016, Sidney Levy, pediu ao Presidento Michel Temer que o impeachment da Dilma Rousseff fosse decidido durante os jogos, entre 5 e 21 de agosto, porque o fato atrapalha a confirmação de presença de chefes de Estado ao evento. A prece do Sidney foi ouvida pelo Supremo Tribunal Federal, nos embalos da judicialização da politicagem.

O humor digno de medalha de ouro foi turbinado com a decisão do Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, para que o julgamento final da Presidenta afastada só aconteça no final de agosto. No entanto, a piada perigosamente seríssima, que beira à nada hilária incitação ao crime de obstrução ao judiciário, foi o factóide lançado pelo ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes para formar um grupo de juristas, "sequestrar" o ex-Presidentro Lula e entregá-lo para refúgio em uma embaixada, caso o juiz Sérgio Moro eventualmente decrete sua prisão.

Pré-candidato à Presidência da República em 2018, pelo PDT, Ciro Gomes defende o "gesto de solidariedade pessoal para exercer o direito de proteger uma pessoa de uma ilegalidade. O engraçado é que Ciro Gomes, ao mesmo tempo em que posa de "defensor do $talinácio", no melhor estilo de coronel canastrão de novela das nove da Rede Globo, também faz uma crítica implacável ao inventor da Dilma: "Hoje, não enxergo motivos para uma prisão de Lula, embora eu esteja muito irritado com sua frouxidão moral. É obra dele a criação dessa linha sucessória que ai está. Quem criou esse monstro Eduardo Cunha foi Lula".

O mau humorado piadista Ciro Gomes acrescentou também meteu o pau na Presidenta afastada: "A Dilma indicar o Lula para o ministério, para evitar a prisão foi um disparate. Ela ultrapassou os limites do cargo. Não podia envolver a Presidência da República. Tinha que ter feito um gesto de solidariedade pessoal, não com o uso do cargo. Agora, no meu caso, se acontecesse uma prisão arbitrária do Lula, seria um gesto de solidariedade particular, formar o grupo de juristas para preparar a defesa e sequestrá-lo para uma embaixada".

O Alerta Total já antecipou o sério rumor nos meios políticos e judiciais de que nada deve acontecer de mais grave contra Lula (um pedido de prisão, por exemplo), enquanto não for completamente definida a situação da companheira Dilma Rousseff. Se for verdadeira tal especulação - certamente o juiz Sérgio Moro e a Força Tarefa da Lava não combinaram, com ninguém, tal trégua a Lula -, a poderosa estrela decadente do PT vao prolongar sua ansiedade e tensão até o final de agosto ou começo de setembro...

Reportagem de O Globo informa: "De acordo com os prazos da Lei do Impeachment, o julgamento final de Dilma não ocorrerá antes do dia 26 de agosto. Está marcado para o dia 9 de agosto a votação da pronúncia (análise do resultado da comissão do impeachment no plenário), uma das últimas fases do processo. Em seguida, será aberto prazo de 48 horas para a acusação se manifestar e para apresentar a lista de testemunhas sugeridas. Depois, a defesa terá prazo igual para proceder da mesma forma. Na sequência, será necessário aguardar pelo menos dez dias até o início do julgamento final do processo. A partir do dia 25 de agosto, Lewandowski poderá marcar a data do julgamento — que não precisa, necessariamente, ser no dia seguinte, uma sexta-feira. Ele poderá agendar, por exemplo, para a semana seguinte".

Ou seja, nada garante que a decisão final sobre o impedimento da Dilma não avance para o começo de setembro... A petelândia e seus aliados farão de tudo para embromar o caso o máximo que puderem. O chamado "Jardim de Infância" no Senado ainda promete fazer muita graça para perturbar o processo. O risco é seus integrantes serem atropelados por alguma operação derivada ou não da Lava Jato...

Enquanto os brasileiros sem graça fingem comoção com atentados terroristas (que se repetem pelo louco mundo afora), a violência explode aqui dentro, em uma covarde guerra civil não-declarada, que tem evidentes  componentes político-ideológicos. Só uma Intervenção Cívica Constitucional pode acabar com esta zona, em meio a guerra de todos contra todos os poderes...


Boca livre


Não foi piada - arte na qual os humoristas cearenses são craques - a revelação de que a campanha presidencial da dupla Dilma Rousseff e Michel Temer foi turbinada com R$ 2 milhões de uma investigada na Operação Boca Livre - deflagrada pela Polícia e Ministério Público Federal para investigar uma falcatrua de R$ 180 milhões com recursos públicos e privados envolvendo a Lei federal de incentivo a cultura, mais conhecida como Lei Rouanet.

Pela primeira vez, a Polícia Federal usou o laboratório de combate à corrupção e lavagem de dinheiro para definir os alvos da operação - que constatou projetos falsos, superfaturados, duplicados e com uso de notas fiscais frias.

Foi aberta uma temporada de pânico para muito artista e malandro beneficiado pelas falcatruas...

Superfaturada cultural

No anúncio da prisão de 14 suspeitos, a procuradora da República Karen Louise Jeanette Kahn detonou:

“Todos os projetos eram captados por parte desse grupo, que inclusive apresenta traços assemelhados a uma organização criminosa. Vários desses projetos eram captados com sua maioria com superfaturamento”.

Rodrigo de Campos Costa, delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF, advertiu:

“O fato é que houve, a investigação demonstrou, no mínimo uma falha de fiscalização por parte do Ministério da Cultura. Nesse momento não há nenhum elemento que indique que houve a participação dolosa por parte dos artistas que foram contratados para esses eventos”

Momento olímpico feliz


A alegria olímpica de ontem foi ver a felicidade do ex-locutor esportivo Osmar Santos ao ser empurrado em uma cadeira de rodas, pelas ruas de Marília (sua cidade natal), carregando a tocha olímpica.

Vítima de um acidente de carro que quase o levou à morte, mas lhe afetou seriamente a função cerebral, causando sua quase total perda da fala, o hoje artista plástico Osmar Santos, sorrindo sem parar, ainda conseguiu dar uma entrevista em que expressou seu sentimento:

- "Ótimo, muito bom, muito bom"...

Primo do Negão da Chatuba está chateado...


Passa e repassa sem parar



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

30 de junho de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário