"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

"CORRUPÇÃO, SONEGAÇÃO, LAVAGEM DE DINHEIRO PASSARAM A SER A REGRA" - DIZ BARROSO


http://www.jornalgrandebahia.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Lu%C3%ADs-Roberto-Barroso.jpg
Barroso volta a defender o fim do foro privilegiado

















O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou nesta quarta-feira que os crimes envolvendo empresários, autoridades e políticos se se tornaram a “espantosa regra” por causa da impunidade e disse que a sociedade brasileira não tolera mais esse fato. “Corrupção, sonegação, lavagem de dinheiro passaram a ser a espantosa regra”, disse, durante seminário realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público para discutir grandes casos criminais do Brasil e da Itália. E completou: “O errado virou a regra e todo mundo passou a operar nessa regra”.
Para ele, ainda há uma cultura no Brasil que valoriza a corrupção. O ministro deu o exemplo de duas empresas: em uma delas, o funcionário investe em baratear os custos para aumentar o lucro, enquanto na outra empresa um empregado possui proximidade com agente público e aumenta o lucro pagando propina. “Nós vivemos ainda em um país em que esse segundo funcionário é mais valorizado do que o primeiro”, afirmou Barroso.
FORO PRIVILEGIADO – O ministro voltou a defender o fim do foro privilegiado e afirmou que o Supremo não está preparado para instruir e julgar ações penais como uma primeira instância.
“O prazo médio para recebimento de uma denúncia no Supremo é de 617 dias. Isso é um escândalo”, disse Barroso.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Há muitos outros absurdos no Supremo, um tribunal cujo decano Celso de Mello leva em média quase dois anos para publicar os votos que relata. A morosidade é espantosa e os ministros levam horas aparecendo na TV para discutir o óbvio, em julgamentos que podiam durar apenas 10 minutos(C.N.)


30 de junho de 2016
Aguirre Talento
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário