"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de junho de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO



QUEM VAI ROUBAR AS MEDALHAS DE OURO DA OLIM-PIADA?

Ainda teremos muitas revelações de sacanagens no País que tem o "Fundo de Distribuição de Propina". O FDP - batizado por Sérgio Machado nos autos da Lava Jato, para que o juiz Sérgio Moro e o STF julguem centenas de excelentíssimos FDPs... Enquanto a hora do juízo final não começa para os políticos corruptos, o Rio de Janeiro, falido por sucessivas gestões repletas de corrupção, decreta o surreal "estado de calamidade pública, em razão da grave crise financeira no Estado do Rio de Janeiro, que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016".

Os desgovernos Sérgio Cabral e Luiz Pezão agora recebem um atestado de que produziram a própria calamidade... Assim, o Decreto assinado ontem pelo governador interino Francisco Dornelles é uma legítima peça de redundância jurídica. O Rio de Janeiro é um dos mais assustadores exemplos de onde ocorreu a combinação da desgoverna do crime institucionalizado com a violência patrocinada por organizações criminosas que só existem em função ou com a conivência do poder estatal falido financeira e moralmente. Cabral, Pezão (e por que não seus antecessores da família Garotinho, Antony e Rosinha, em um breve intervalo com Benedita da Silva) merecem ganhar a Medalha de Ouro da Olim-piada. O risco é que o prêmio seja roubado antes de ser entregue simbolicamente...

O Rio de Janeiro é um termômetro do caos que vem pela frente no Brasil, caso não se tome uma providência concreta e urgente contra o crime organizadíssimo. A má gestão e roubalheira produziram um caos nos serviços públicos essenciais - educação, saúde e segurança. Já se enxergam as pré-condições para um estágio de ruptura institucional. A inimaginável falência estatal - já assistida no meio da década de 80 na cidade do Rio de Janeiro - agora assume uma dimensão apocalíptica com o aumento descontrolado da violência urbana e o flagrante desrespeito às leis e aos princípios democráticos elementares. A Olim-piada é séria...

O caos ainda não é mostrado em todas as duas dimensões, em nível nacional, porque a Rede Globo de Televisão - com a conivência e conveniência de outras redes - prefere não escancarar o problema para não causar mais prejuízos ainda aos seus negócios com os jogos Rio 2016. No entanto, quem mora no Rio de Janeiro, principalmente na região metropolitana, já sobrevive assustado. Tudo pode piorar a partir de setembro, quando as Olim-piadas acabarem e tudo tiver de voltar ao "estado de anormalidade" em vigor. O caos coincidirá com a eleição municipal. O bicho vai pegar...

Tão ou mais grave que a patética situação do Rio de Janeiro é a complicada sustentação do governo interino de Michel Temer. Se for cumprida a regra, não declarada oficialmente, de que "ministro enrolada na Lava Jato tem que pedir para sair", Temer pode acabar praticamente sozinho na esplanada dos ministérios. Ontem, ao jornal O Globo, um interlocutor palaciano resumiu a gravidade da conjuntura: "A prioridade zero do presidente é impedir que a Lava-Jato chegue ao governo. Ao Palácio do Planalto, então, nem se fala. A diretriz dada na reunião foi a de quem tiver qualquer envolvimento peça para sair. Se não sair, será saído".

Temer tem pouco tempo para mostrar serviço. Sua área econômica só fala em cortar gastos essenciais em educação e Saúde, além de aumentar impostos na hora que puder, preparando o malabarismo para aumentar os salários da cúpula do judiciário, que provocará um aumento de despesas com pessoal, em cascata, nas três poderes da União e dos Estados, com efeitos também nos municípios. Até agora, ninguém fala em baixar juros, os spreads bancários ou na redução efetiva dos 92 impostos, taxas e contribuições sem a devida contrapartida econômica e social.

O Brasil exige respostas certeiras e rápidas do interino Michel Temer. Dilma Rousseff é cabra marcada para ser impedida em agosto. Temer terá de errar menos e acertar mais, até lá, para garantir sua continuidade. Do contrário, será forçado a aderir à tese da "eleição geral" - que muito interessa a petelândia e aliados, ainda na esperança de um retorno ao poder pela via do voto dos ignorantes e fanáticos esquerdistas. Se a mais brutal crise econômica da História não for estancada rapidamente - e não há previsão concreta e objetiva de que isto aconteça -, o Brasil vai mergulhar na ruptura institucional.

O que vem depois, é imprevisível. Pode ocorrer uma Intervenção Cívica Constitucional. Mas também pode ocorrer algum golpe autoritário ou o mergulho do País em uma inédita guerra civil, que pode redundar em sua desintegração nacional. O cenário pós-impedimento é uma aposta no Cassino do Al Capone...

Pronta resposta

A Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) dirigiu-se à Professora Janaína Paschoal, criticando-a por pedir o impeachment "de uma presidenta eleita", fazendo o seguinte comentário:

– Não é uma presidente qualquer. É uma mulher que traz no corpo as marcas da tortura que sofreu POR DEFENDER A DEMOCRACIA no Brasil.

A resposta de Janaína veio na lata:

– Prezada senadora: se Dilma foi ou não torturada, não sei.

Ela diz que foi, mas ela também diz que nunca soube de corrupção na Petrobras; a senhora decide se a palavra dela merece ou não seu crédito, senadora.

Agora, quanto a ter Dilma lutado pela democracia, prezada senadora, veja se consegue entender: Dilma foi membro da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), organização MARXISTA-LENINISTA (a senhora sabe o que é isso, certo?) que praticava assaltos, atentados e sequestros.

Tais ações tinham como finalidade (que constava dos estatutos da referida organização, a senhora pode pesquisar) implantar no Brasil uma ditadura do proletariado, um regime de partido único que não permite liberdade de expressão, liberdade de associação partidária, imprensa livre, eleições, nada que vagamente se assemelhe à democracia que a senhora mencionou.

Dura vida de livre pensador

Do filósofo Olavo de Carvalho, no Facebook:

"Cheguei a uma conclusão devastadora para a minha pobre auto-imagem: Se Oscar Wilde tinha razão ao dizer que "a estatura de um homem pode-se medir pela qualidade dos seus inimigos", só o dr. Alexander Duguin me salva de ser definitivamente um bosta".

Objeto culinário do desejo


Da bem humorada Mariana Gross, apresentadora dos jornais locais da Rede Globo no Rio de Janeiro, mais uma historinha hilária:

"De tanto pedir a mesma coisa, a lanchonete Rio Master, pertinho da emissora, deu meu nome ao sanduíche. Hoje cedo, vi três caras pedindo um "Mariana Gross" bem passado. Não resisti e fui até lá: _Rapazes, bom dia, só pra dizer que vocês começaram muito bem a sexta-feira. O sanduíche é 10_ Cá pra nós, Tá todo mundo me querendo... Rsrs"

Como eu disse para a Mariana, Mãe do poderoso Antônio, ela agora virou objeto do desejo culinário...

Direito e Justiça em Foco

A especialista em Direito de Família, Ivone Zeger fala ao desembargador Laercio Laurelli sobre o direito dos homosexuais, abordando a diferença entre união civil homoafetiva e casamento gay.

Visões diferenciadas



Moedinhas suíças



Tempo desperdiçado



Descarregando nas tintas



A sabedoria dos ratos





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


18 de junho de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário