"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

MEDINA OSÓRIO, DA AGU, GARANTE A MORO O APOIO TOTAL DO GOVERNO À LAVA JATO



moro-site-191640.jpg
Moro defende um sistema  preventico contra corrupção 

















“Temos confiança que o novo governo não vai de maneira nenhuma tentar obstruir os trabalhos da Justiça”, declarou o juiz federal Sergio Moro, responsável por parte das ações da operação Lava Jato, em evento na Justiça Federal em Curitiba. O magistrado direcionou a declaração ao novo Advogado-Geral da União (AGU), Fabio Medina Osório, presente no encontro. “Mais do que isso, considerando até a sua qualificação, acreditamos que o novo governo vai tentar alterar o quadro institucional para melhoria do sistema para prevenir o quadro de corrupção sistêmica”, continuou Moro.
Citando o recente novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de que réus condenados em segunda instância devem ser presos, Moro lembrou que é preciso mudar as instituições para que elas funcionem de maneira mais eficaz. “São necessárias mudanças para combater essa criminalidade que nos perturba e entristece”, ressaltou.
COMPROMISSO DO GOVERNO
Em resposta, o Advogado-Geral discursou ressaltando o trabalho de Moro e o compromisso de apoio do governo a iniciativas como a da Lava Jato. “É um paradigma que tem que se infiltrar na sociedade. As instituições republicanas devem andar em conjunto para aumentar o combate às mazelas que atuam no país”, afirmou. Ele disse ainda que a operação “é uma nova referência para o país”.
“Gostaria de homenagear o juiz federal Sergio Moro que é referência da Justiça brasileira, que retrata um trabalho institucional e que reflete o trabalho de magistrados anônimos do país, simbolizando o que há de melhor na magistratura. Não poderia deixar de vir para prestar essa palavra e expressar qual será a nossa postura”, declarou Osório, em comprometimento com a operação.
HOMENAGEM DOS JUÍZES
Moro e outros membros do Judiciário, bem como integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), receberam uma homenagem da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) durante abertura no Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica da Justiça Federal. De acordo como presidente da Ajufe, Antonio Cesar Bochenek, o prêmio é pelo “papel no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”.
Em seu discurso, o magistrado pediu desculpas por se alongar na fala, justificando que não tem “oportunidade” de agradecer. Ele lembrou membros do Poder Judiciário, servidores que trabalham “com grande desgaste pessoal”, e a família. “É um trabalho de desgaste não só do juiz, mas também da família”, disse, citando “momentos de tensão” e “ataques pessoais” que já sofreu durante a condução dos trabalhos à frente dos processos da Lava Jato.
UM EXEMPLO PARA TODOS
A delegada Erika Marena representou a PF no evento. “[A Lava Jato iniciou] em meados de 2013, a partir de um caso complexo, mas sem muitas condições de investigações, começou solitário, com dificuldades, mas com muita persistência, até hoje é um grande exemplo para todos nós. Hoje trabalhamos com uma equipe não tão grande, mas valorosa e valente, que se esforça e tem compromisso com o que faz e é em nome dela que recebemos essa homenagem”, discursou. A delegada encabeça a lista tríplice para a direção-geral da PF.

03 de junho de 2016
Katna Baran
Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário