"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de março de 2016

ASILO NO URUGUAI? LULA QUER EMULAR JANGO? MAS SEM EXUMAÇÃO, POR FAVOR!!

Jorge Samek, diretor geral da Itaipu Binacional, entre o presidente paraguaio Horácio Cartes e Lula em setembro de 2015. Nessa ocasião Lula teria sido palestrante no Paraguai. A fala de Lula circunscreveu-se, para variar, a como tirar os pobres da miséria.

Uma informação que O Antagonista deu com exclusividade. Mais uma. E os antagonistas por enquanto são apenas três jornalistas.  Leiam. Eu complemento na sequência.
"Uma fonte de O Antagonista disse que Jorge Samek, parceiro de charutadas de Lula em Atibaia, estaria articulando com ex-presidente uruguaio José Mujica um plano de fuga de Lula pela fronteira.
O objetivo seria conseguir asilo político para o petista no Uruguai. Por isso, a estratégia de vitimização e perseguição política usada por Lula deve se acentuar nas próximas semanas."
Quem é Jorge Samek? É o diretor geral da Itaipu Binacional. Samek é um antigo petralha paranaense que já foi deputado. E dando uma olhada no site da Itaipu constatei que encabeça a lista de conselheiros dessa estatal o Jaques Wagner. Os conselheiros, evidentemente, recebem os ditos “jetons”, uma remuneração pelos seus “imprescindíveis” pitacos nas reuniões. Sem contar as diárias para o deslocamento até a sede da empresa e etc. Nesse caso é uma complementação salarial, digamos, "interessante". E vale acumular.
No calor da campanha eleitoral na Argentina o Lula andou fazendo uma turnê pelo "Mercosul. Esteve inclusive no Paraguai antes de dar uma mãozinha para Cristina Kirchner que afinal, para a felicidade geral do povo argentino, perdeu a eleição. Atribuem a Lula um viés azarento. 
O jornal O Estado de S. Paulo, de 8 de setembro de 2015, deu um destaque especial para o giro de Lula em matéria assinada por Rodrigo Cavalheiro que leva a sério a papagaiada de Lula em território paraguaio. Nessa ocasião Lula proferiu palestra e contou com o prestígio do presidente paraguaio Horácio Cartes. Samek, como mostra a foto que ilustra este post, acompanhou Lula nessa incursão paraguaia. E Lula teria palestrado sobre como dar bolsa esmola para o povo famélico. Não se sabe quanto Lula faturou nessa palestra. Vai ver que a Itaipu andou "colaborando”? Destarte, conclui-se que os pobres que continuam pobres acabaram enriquecendo justo o Lula!
A matéria do Estadão é na verdade um press-release ordinário para dar gás ao Lula. Estou dando esse detalhe para que vejam como as coisas se passam, como a grande mídia reveste de credibilidade tipos como Lula. Coincidentemente agora o diretor de uma empresa como a Itaipu, Jorge Samek, aparece no noticiário como articulador de um possível asilo de Lula no Uruguai.
Como os eventos aparecem na imprensa em recortes de dado momento da realidade, é possível mais adiante elaborar o contexto. E aí dá para analisar bem a grande mídia brasileira que, por isso mesmo, agoniza depois do surgimento da internet, dos blogs e sites independentes e da redes sociais.
O Antagonista diz que com um asilo no Uruguai, Lula estaria emulando Jango Goulart. Ocorre que Jango morreu de ataque cardíaco em solo uruguaio, segundo consta. O PT até que tentou mudar a história e exumou os restos de Jango que, segundo a lenda petralha, teria sido envenenado. Nada disso foi confirmado pelos peritos. E o governo petista torrou uma baita grana - dinheiro público - para realizar o festim necrológico.
Hugo Chávez fez o mesmo com os restos de Bolívar. Pouco tempo depois Chávez foi acometido de câncer e evaporou em Cuba. Até hoje não se sabe ao certo onde estão sepultados os despojos do caudilho bolivariano. Se é que seus restos não foram evaporados mesmo em razão os exclusivos interesses de Fidel Castro e de seu irmão? Tal lucubração faz todo o sentido em se tratando de eventos em países comunistas.
Aguardemos pois o exílio de Lula, se der tempo. Menos a exumação...! Vade retro.

06 de março de 2016
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário