"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

COMENTÁRIO DE UM LEITOR NO JORNAL O GLOBO


Um escritor famoso tem reiterado que o maior problema não é a corrupção visível, aquela que todo mundo diz que "existe desde que o homem é homem". 
Para ele, de forma persuasiva, esta corrupção é boa pra alimentar os meios e a retórica eleitoral. 
O que realmente deveria repugnar hoje e corrói a legitimidade do Estado, embora raramente seja tratada em público, é a corrupção encoberta pela legalidade, aquela perpetrada nas fímbrias do ordenamento jurídico: são os privilégios inquestionáveis, os favoritismos costumeiros. as mamadeiras estatais a que já nos acostumamos a engolir em seco.

05 de janeiro de 2016
Nestor Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário