"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MORO E LEVY, SOZINHOS NO DESERTO



Charge de Nani (reprodução Charge Online)
Um dia depois de o juiz federal Sergio Moro dizer que a Lava Jato parece “uma voz pregando no deserto”, o Supremo mandou prender, no âmbito da mesma operação, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. Na sequência, o Senado confirmou a prisão de Delcídio. A votação foi aberta, mas foi ostensiva a oposição do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), citado na Lava Jato. Ele também se opôs à “interferência” do STF nas atribuições do Senado.
Delcídio era o líder do governo e foi preso por tentar obstruir as investigações do maior escândalo de corrupção do país, que envolve diretamente o PT.
O Executivo e o PT, como prova Delcídio, têm se dedicado a impedir investigações se que aproximam cada vez mais de Lula e familiares e de outros expoentes do PT. Na votação no Senado, dos onze petistas presentes, nove votaram pela soltura de Delcídio.
No Congresso, Eduardo Cunha e demais investigados seguem se protegendo. O caso Delcídio foi ponto totalmente fora da curva. O pedido de impeachment, também.
LEVY TAMBÉM ESTÁ SÓ
Moro e a Lava Jato não estão exatamente sós nessa “pregação no deserto”, onde o juiz se diz decepcionado com o Executivo e o Congresso por não colaborarem com suas iniciativas.
Em outra esfera, também segue totalmente só o ministro Joaquim Levy (Fazenda) desde o começo do ano. Sabotado o tempo todo por áreas do próprio Executivo, do PT e do Congresso, aqui com a ajuda da oposição irresponsável de partidos como o PSDB.
Enquanto a Lava Jato se aprofunda no âmbito criminal, a economia brasileira afunda em um rumo nunca antes traçado com tal velocidade.
Mesmo assim, até outro dia o próprio Lula trabalhava pela saída do ministro e pela volta de políticas de aumento do crédito estatal e de gastos. As mesmas que jogaram o país na atual situação.
CONTRATANDO A RECESSÃO
Apenas uma fração do que Levy propôs para conter a crise foi encaminhada neste ano. E o ministro acaba de verbalizar que estamos “contratando” uma recessão em 2016 caso o país não defina uma estratégia fiscal rapidamente.
É um discurso otimista. No mercado, previsões já sinalizam uma queda maior que 3% no PIB deste ano e algo não muito diferente disso no próximo. Desemprego na faixa de dois dígitos já são favas contadas para o início de 2017, assim como a inflação acima do teto da meta de 6,5%.
O “colchão” que os 1,3 milhão de demitidos formais receberam nos últimos 12 meses (FGTS, seguro desemprego) também vem esvaziando à medida que novas levas de desempregados entram nas estatísticas.
Impossível esperar que uma única voz possa mudar o rumo disso.

07 de dezembro de 2015
Fernando Canzian
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário