"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de dezembro de 2015

MOCINHA vs VILÃO - A TÁTICA FURADA DO GOVERNO PARA TENTAR FUGIR DO IMPEACHMENT

Nosso governo é ruim de gestão, mas bom de mídia. A realidade dura, triste e miserável é sempre retratada de maneira cinematograficamente magistral pelos publicitários e marqueteiros. E, até certo ponto, a coisa funcionou.

Até a realidade da crise atropelar todas as lorotas de campanha.
Ocorre que mesmo com um pedido de impeachment já aceito pela presidência da Câmara, o governo ainda insiste numa narrativa furada. A ideia é contrapor Dilma e Cunha, como se fosse um embate entre ambos, mas isso já passou.
Com o pedido aceito, não há mais tal dicotomia. Nem mesmo há um adversário objetivo: cabe ao governo tão-somente defender-se perante todos os deputados.
Dilma Rousseff - Eduardo Cunha
Insistir na estratégia “mocinha vs. vilão” é uma furada a essa altura do campeonato. 
Primeiro, porque a opinião pública não se deixa levar por essa bobagem; segundo, porque essa mesma opinião pública está agora pressionando o Congresso por meio de manifestações nas ruas e nas redes sociais.
A velha narrativa está ultrapassada e o governo ainda não se deu conta disso.
06 de dezembro de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário