"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de novembro de 2015

TOFFOLI É CONTRA O VOTO IMPRESSO E QUER AIDÁ-LO PARA 2018





O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro José Antonio Dias Toffoli, considera um “passo atrás” a impressão pela urna eletrônica do voto do eleitor. Para implementar o projeto, o ministro informa que o tribunal gastará R$ 1,7 bilhão.
Na noite desta quarta (18), o Congresso derrubou o veto da presidente Dilma Rousseff à lei que prevê a impressão do registro do voto.
De acordo com Dias Toffoli, não há tempo hábil para implementar a medida nas eleições de 2016. O procedimento, segundo ele, deve ser adotado nas eleições gerais de 2018.
“Uma das vantagens da urna eletrônica foi acabar com a intervenção humana. A intervenção humana não deixa rastro. A intervenção tecnológica deixa rastro e é possível de ser auditada”, afirma.
O ministro Toffoli entende que a adoção deste processo pode atrasar o resultado da eleição, caso algum candidato questione a apuração. Além de deixar brechas na recontagem dos votos.
“Isso criará a situação de análise por humanos. Se houver pedidos de recontagem será feita por humanos. Vocês lembram que no passado podia haver diferença entre o voto contado e o voto dado pelo mesário. É um passo atrás na cultura política brasileira”, disse o ministro.
EVENTO NO RIO
Dias Toffoli está no Rio para participar da 10ª Reunião Interamericana de autoridades eleitorais. O evento que acontece nesta quinta (19) e na sexta (20) tem representantes de países filiados a OEA (Organização dos Estados Americanos) e foi organizado pelo TSE.
Dos países filiados apenas Argentina e Venezuela não mandaram representantes ao encontro. Ambos alegaram estar envolvidos com as eleições: a Argentina no domingo (22) e a Venezuela em 6 de dezembro.
A reforma eleitoral, o financiamento de campanha e o uso de mídias sociais serão alguns dos temas debatidos no encontro. (FolhaPress)

21 de novembro de 2015
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário