"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SÓ RESTA A DELCÍDIO UM CAMINHO: FAZER A DELAÇÃO PREMIADA

Os assessores tentam fazer de Lula um mestre, mas ele é um simples apedeuta. Jamais diria que “o senador é um político experiente, sofisticado, que não poderia ter se deixado gravar de forma simples como foi feito por Bernardo Cerveró.” É uma frase bem construída, com adjetivos incomuns, inexistentes no vocabulário do ex-presidente. Com certeza deve ter dito alguma coisa assim: “Delcídio é um imbecil, um bosta. Não sabe fazer nada direito. Caiu como um pato”. Profissionais do ramo e do nível de Lula agem dessa forma e usam este tipo de palavreado.  
Mas o espírito da frase deve estar correto. Lula não criticaria os atos, mesmo que criminosos. Afinal, ele e Delcídio são do mesmo partido, colegas de armas. O fato é que o dono do PT está cada vez mais  assustado. Afinal, o círculo está se fechando. Dois filhos enrolados, a amiga Rose pendurada no pincel, outros presos e mais alguns na fila, à espera da vez.
Do outro lado do País, já atrás da grades, Delcídio está cheio de raiva, enganado por um jovem artista, sacaneado pelo amigo Cerveró, julgado e condenado pelos colegas e jogado nos braços da força-tarefa da Lava Jato com robustas provas. Vai fazer o quê, correr para onde? Só lhe resta a cadeia, por longo tempo, além da perda do mandato e dos direitos políticos.
Se tinha amigos no Supremo, agora só tem a lei, pura e crua. O partido, pelo presidente Rui Falcão (mais para urubu), já o defenestrou. Vai tentar eliminá-lo, rapidamente. A amiga Dilma vai ajudar no quê? Totalmente desorientada, esperando um milagre, não gastará tempo para salvá-lo. Os colegas senadores? A maioria deles mal consegue trocar as cuecas.
Sobrou quem para ajudá-lo? Ora. só resta a única salvadora dos trouxas, daqueles que jogaram suas vidas nas mãos dos espertos: a santa Delação Premiada.
LEMBRANDO MARCOS VALÉRIO…
Delcídio caiu, mas não é burro. Vai lembrar e comparar o sofrimento de Marcos Valério, que pegou a pena mais alta no mensalão,  e a vida boa daqueles que, escolhendo entregar os anéis, foram com os dedos para uma vida boa em casa, mesmo usando o ornamento da “coleira eletrônica”.
O fato é que tem gente grande que, a partir de quarta-feira, está dormindo sobressaltada, tendo de ingerir mais comprimidos do que de costume.
Delcídio não tem alternativa: ou pede delação premiada ou vai se acabar na prisão. Será um sonho? Talvez. Mas é um sonho legal e que não custa sonhar. Afinal, as noites de verão estão chegando.

27 de novembro de 2015
Antônio Carlos Fallavena

Nenhum comentário:

Postar um comentário