"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

BOKO QUEM? O GRUPO TERRORISTA QUE MAIS MATA NO MUNDO

Enquanto o Estado Islâmico ganhava as manchetes com ações ostensivamente horríveis e letais no coração da Europa, o Boko Haram discretamente conquistou o "troféu" de grupo terrorista que mais mata no Global Terrorism Index 2015, recém-divulgado pelo Institute for Economics and Peace.

Atuando na Nigéria, no Chade e em Camarões, bem longe das preocupações ocidentais, os extremistas do Boko Haram mataram 6.644 pessoas em atentados terroristas em 2014.

O Estado Islâmico veio em "segundo lugar" no ranking de mortes por terrorismo –6.073 pessoas. (Os números restringem-se a civis mortos em atentados, não incluem os mortos pelo EI no front, ou seja, soldados iraquianos, curdos, sírios, que passam de 20 mil, segundo o relatório).

É completamente equivocado repreender quem lamenta os atentados de Paris "em vez de" se afligir por causa do desastre de Mariana.

Da mesma maneira, não vou dizer aqui que as vítimas africanas merecem mais compaixão do que os assassinados pelo Estado Islâmico, seja na Europa, seja na Síria, seja no Iraque, seja no Líbano.

Mas, efetivamente, é espantoso como algumas tragédias que continuam matando milhares de pessoas simplesmente desaparecem do radar.

Vocês se lembram daquelas meninas que foram sequestradas pelo Boko Haram no ano passado, em uma escola na Nigéria?

Teve até uma campanha internacional, com celebridades e tal, #bringbackourgirls. Os extremistas raptaram 276 meninas da escola; 219 continuam sob o poder do Boko Haram, sendo estupradas e escravizadas.

Mas eu não ando lendo sobre isso nos jornais.

Mas, de novo, Boko quem?

Ah, antes que a gente se esqueça. O Taleban, aquele que os EUA tinham derrotado, matou 3.477 pessoas no Afeganistão e no Paquistão em 2014.

(Aliás, é interessante lembrar como deu super certo a invasão americana no Afeganistão, agora que rufam os tambores por uma intervenção militar em larga escala na Síria.)



27 de novembro de 2015
Patrícia Campos Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário