"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

PRATICAMENTE CERTO: MEIRELLES SUBSTITUIRÁ JOAQUIM LEVY NA FAZENDA



Meirelles exige carta-branca e Dilma terá de aceitar













Já está praticamente decidido,o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, assumirá o ministério da Fazenda, em substituição a Joaquim Levy. A indicação de Meirelles para o  Ministério da Fazenda é encarada por aliados do Governo como uma derradeira esperança de evitar que a atual crise econômica aumente a crescente rejeição à presidente Dilma Rousseff e venha a motivar o impeachment.
Em viagem a Brasília, na qual conversou com advogados e petistas, o ex-presidente Lula considera que diminuiu o movimento pelo impeachment, mas teme que ele possa recrudescer caso não sejam feitas mudanças na política econômica para estancar os retrocessos nas conquistas sociais dos governo do PT.
Lula considera que Meirelles no Ministério da Fazenda traria uma “perspectiva de futuro” para o mercado financeiro e “mudaria o humor” da sociedade, que está claramente insatisfeita com o aumento da inflação e do desemprego. Ele afirmou que o ex-presidente do Banco Central, tem mais “jogo de cintura” para lidar com a crise política.
Lula acha que atualmente é menor a resistência no Governo  ao nome de Meirelles.
PRAZO DE VALIDADE
Em sua avaliação, o “prazo de validade de Levy venceu” e que a nomeação de Meirelles é fundamental para “recuperar a credibilidade e confiança no Governo”.
Não obstante as opiniões do ex-presidente, o Governo deu uma demonstração de apoio a Levy na votação do Orçamento. Por determinação de Dilma, Joaquim Levy obteve uma vitória no Congresso nesta quinta-feira. E a Comissão Mista de Orçamento desistiu da decisão de autorizar a União a abater R$ 20 bilhões da sua meta fiscal de 2016 de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o que contraria as propostas do ex-presidente Lula.

13 de novembro de 2015
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário