"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

NOITE DE TERROR EM PARIS

ATÉ AGORA 40 MORTOS. ENQUANTO MATAVAM AS PESSOAS OS ASSASSINOS ISLÂMICOS GRITAVAM "DEUS É GRANDE".


Equipes de resgate trabalham perto dos corpos cobertos fora de um restaurante que foi metalhado. Abaixo os vidros estourados à bala. Fotos: Veja
Uma série de ataques em Paris na noite desta sexta-feira deixou mais de 40 mortos, de acordo com a imprensa local. Dois homens armados abriram fogo contra o bar Le Carillon, no 10º distrito, matando 11 pessoas. A polícia de Paris informou que houve outro ataque próximo dali, no 11º distrito, que deixou 35 mortos na boate Bataclan, onde cerca de 100 pessoas são mantidas reféns.
Explosões foram ouvidas nos arredores do Stade de France, onde acontecia o amistoso entre França e Alemanha. A rede de televisão iTélé informou que o presidente da França, François Hollande, foi retirado do estádio por precaução.
Uma testemunha que estava na boate Bataclan no momento do ataque contou a uma rádio local que os atiradores gritavam palavras em árabe enquanto atiravam na multidão. Segundo o jovem, que assistia ao show com a mãe e conseguiu fugir do local, eles diziam "Allahu Akbar", ('Deus é grande', em português).
Há relatos de um quarto ataque, no bairro de Les Halles, no centro da capital francesa, ainda não confirmado.
A relação entre os episódios é provável, mas ainda não foi confirmada. Do site da revista Veja

ATUALIZAÇÃO 21:24 - O presidente Hollande declarou estado de emergência no país, e as autoridades confirmaram que os ataques desta sexta-feira foram coordenados, segundo o jornal britânico The Guardian.

ATUALIZAÇÃO 21:37 - Vídeos acima mostram o momento do jogo França X Alemanha quando se escuta o bombardeio terrorista.

ATUALIZAÇÃO 21:48 - HOLLANDE DIZ QUE SABE DE ONDE VEM O TERROR MAS NÃO REVELA. EXÉRCITO NAS RUAS E FRONTEIRAS.
O presidente francês François Hollande se pronunciou sobre a série de ataques que aterroriza Paris nesta sexta-feira. Ele afirmou que convocou seu conselho de ministros para decidir as ações do governo nas próximas horas, mas já anunciou medidas de resposta aos terroristas. As fronteiras da França serão fechadas, para impedir que os responsáveis pelos ataques saiam do país ou que outros terroristas cheguem ao território francês. O Exército também foi colocado nas ruas.

"É mais uma provação terrível que mais uma vez nos acomete. Sabemos quem são. Sabemos de onde vêm esses criminosos", afirmou Hollande. "Nesses momentos muito difíceis temos de ter compaixão e solidariedade. Mas também unidade e sangue frio. Frente ao terror, a França deve ser grande, ser forte. As autoridades devem ser duras e chamar cada um à sua responsabilidade", prosseguiu.

O presidente francês estava no estádio onde ocorria a partida entre a seleção nacional e a Alemanha. Ele foi retirado do local durante os ataques e levado para o gabinete de crise. Hollande pediu ainda que os franceses mantenham a confiança. "Somos uma nação que sabe se defender e que, mais uma vez, saberá enfrentar os terroristas. Viva a República. Viva a França", encerrou.

13 de novembro de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário