"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

OS HISTRIÕES

PAULO PAIM E CRISTOVAM BUARQUE NÃO INCOMODAM NINGUÉM

Cristovam e Paim adotam o mesmo estilo de fazer política

















Todo corcunda sabe como se deita. Diz o ditado e o reforçam os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Acumulam mandatos sem desagradarem um lado nem outro. O primeiro faz do sindicalismo seu “leit motiv”; o segundo, mais histriônico, faz da educação seu estandarte. Já viram, né? São bandeiras palatáveis. Não incomodam ninguém. A carantonha que exibem na tribuna é só para conferir um pouco de seriedade as suas propostas.
Fora do faz de conta, não são levados muito a sério. Até já levaram pontapés do PT, mas um pontapé não é nada. Cristovam Buarque que o diga. Eu até fiquei com pena dele naquele dia em que foi defenestrado do Ministério de Educação petista. Foi demitido por telefone. Não lhe deram nem tempo de limpar as gavetas.
Mas o senador, homem aberto a novas experiências, continuou inabalável. Tanto que, agora, no fragor da luta pelo impeachment da Presidente, ele diz que isso é coisa de somenos e muito perigosa. Fala que para salvar o Brasil o negócio é educar as crianças. E tudo bem no século que vem. Com essa única cajadada mata dois coelhos – condena os que são contra a Dilma e os que são a favor da Dilma. É um prestidigitador notável.
Agora sim. É só cobrir com lona aquela casa e teremos o nosso Cirque Du Soleil. Cristóvão não vê que a presidente tem 7% de aprovação no país. O senador não vê que a presidente não consegue ir a um campo de futebol… não consegue sequer aparecer na TV. Cristóvão não vê além do próprio umbigo.

13 de novembro de 2015
Elson Sepulveda

Nenhum comentário:

Postar um comentário