"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

OPOSICIONISTA MACRI VENCE NA ARGENTINA, MAS NÃO TEM MAIORIA

Macri é o sexto presidente após a volta da democracia


Votação encerrada na Argentina e, de acordo com a imprensa local, vitória do oposicionista Mauricio Macri (Pro – Propuesta Republicana) sobre o governista Daniel Scioli (Frente para la Victoria) neste domingo (22). O resultado do segundo turno da eleição argentina são de boca de urna, mas já são confirmados pelos principais veículos.

De acordo com o jornal Clarín, o triunfo de Macri sobre Scioli no pleito que levou 32 milhões de argentinos às urnas pode variar entre 6 e 20 pontos percentuais de diferença para Scioli. O sucessor de Cristina Kirchner será conhecido de maneira ainda esta noite.

Ao que tudo indica, Mauricio Macri será o sexto presidente eleito na Argentina desde a volta completa da democracia ao país. Ele se juntará ao grupo formado por Raúl Alfonsín, Carlos Menem, Fernando de la Rúa, Néstor e Cristina Kirchner.

VIRADA NO 2º TURNO

No primeiro turno, Macri elegeu seu sucessor na prefeitura de Buenos Aires e conquistou as maiores províncias – inclusive Buenos Aires, governada há 28 anos pelos peronistas. 
Mas a aliança Cambiemos (Mudemos), que apoia a candidatura de Macri, vai ter de negociar com a oposição para governar. 
Os partidos da coligação governista Frente para a Vitória, de Scioli, têm maioria própria no Senado e é a primeira minoria na Câmara dos Deputados. “Macri, se for presidente, vai precisar do apoio do Partido Peronista.

O novo presidente argentino – se assim for confirmado – presidiu também o clube de futebol Boca Juniors, antes de fundar o partido conservador Proposta Republicana (PRO), pelo qual foi eleito prefeito de Buenos Aires em 2007 e reeleito em 2011.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O candidato governistas Daniel Scioli, que vencera o primeiro turno, já reconheceu a derrota, antes mesmo do término da contagem dos votos. 
O novo presidente Macri vai assumir o cargo diante de dois graves problemas: o país está em crise econômica, seu partido não dispõe de maioria no Congresso. 
Portanto, seu primeiro desafio é montar uma coalizão. (C.N.)

23 de novembro de 2015
IG
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário