"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PEDRO PAULO DESABA NO RIO E AÉCIO LANÇA A BOLA PARA ROMÁRIO



Aécio quer eleger Romário prefeito do Rio
Aécio Neves lançou a bola para a candidatura de Romário à Prefeitura do Rio, nas eleições de 2016, num lance político oportuno e reforçado pelo desabamento da candidatura do deputado Pedro Paulo, excluído, para início de conversa, maciçamente pelo eleitorado feminino. E pelos eleitores também, porque ninguém com o mínimo de bom senso pode aceitar agressões a mulheres, especialmente violentas e repetidas. Assim o candidato do prefeito Eduardo Paes ficou completamente eliminado da disputa. E até mesmo, na minha opinião, ameaçado de não se reeleger deputado federal em 2018.
Já a articulação de Aécio Neves foi destacada na reportagem de Maria Lima e Paulo Celso Pereira, O Globo, edição de sexta-feira. Na mesma edição o repórter Marco Grilo revelou que além das agressões a Alexandra Marcondes, o atual secretário de Coordenação da Prefeitura, ameaçou sua ex-mulher de desaparecer com a filha do casal.
Assim, a situação de Pedro Paulo agravou-se ainda mais e não só por esta segunda matéria, mas também pela opinião do vice-presidente Michel Temer, reportagem de Simone Iglésias O Globo de sábado, de que a candidatura de Pedro Paulo é insustentável.
E A MULHER O ELOGIA…
Não bastassem estes reflexos, acrescente-se ainda, como fator negativo, a surpreendente entrevista da própria Alexandra Marcondes, dizendo que apesar de toda a sequência que registrou contra ela, Pedro Paulo não é um homem agressivo. A entrevista terminou pesando de forma acentuadamente negativa contra o ex-casal, principalmente Alexandra, que foi autora dos registros policiais efetuados. O que a teria feito voltar atrás no tempo e tentar apagar tais acusações? Não importa os motivos, importa é o papel que ela mesma se prestou a representar.
No palco político a cena não lhe acrescentou nada e muito menos aliviou o reflexo negativo que incluiu o pai de sua filha, testemunha inclusive de uma das agressões. Alexandra não levou isso em conta, agora anos depois, já casada novamente, mas os episódios estão na sua memória. Ela, assim, se torna também acusadora de si própria. Não se pode apagar os fatos.  Mas esta é outra questão.
ROMÁRIO NA ÁREA
O aspecto principal neste momento é que o lançamento de Romário por Aécio Neves a prefeito do Rio tem condições de dar certo, pois Romário no ano passado foi eleito por larga margem de votos para o Senado. É preciso levar em conta também que o Rio é a segunda cidade em matéria de número de eleitores, portanto uma base de votos altamente importante para a sucessão presidencial de 2018. Aécio conta com a devolução amanhã, por Romário, do passe que está lhe lançando hoje. A cidade do Rio sem a candidatura Pedro Paulo abre um vazio no caminho das urnas. Vazio a ser preenchido pela tabelinha entre o PSDB, de Aécio, e o PSB de Romário. Como projeto, penso eu tem tudo para dar certo. Como no futebol, foi uma bela jogada.

23 de novembro de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário