"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

FRANÇA VOLTA A ATACAR REDUTO DO ESTADO ISLÂMICO NA SÍRIA

É o segundo ataque aéreo no país em um período de 24 horas. Após atentados em Paris, presidente François Hollande afirmou que a França está em guerra


Torre Eiffel é iluminada com as cores francesas em homenagem às vítimas dos ataques terroristas da última sexta-feira (13) em Paris (Foto: rank Augstein/AP)




A França lançou na madrugada desta terça-feira novos ataques aéreos na Síria, tendo como alvos centros de comando e recrutamento jihadistas na cidade de Raqqa, que é um reduto do Estado Islâmico (EI) no país. A ação foi realizada com dez caças, que decolaram dos Emirados Árabes e da Jordânia, segundo o Estado-Maior das Forças Armadas francesas. "Os dois alvos foram atacados e destruídos simultaneamente", informou o órgão em comunicado.

Este é o segundo ataque aéreo do país europeu em Raqqa em 24 horas. A França está reagindo contra os atentados mais sangrentos que já sofreu desde a Segunda Guerra Mundial, os quais deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos na noite de sexta-feira, em Paris. Os atos foram reivindicados pelo EI.

Em pronunciamento feito nesta segunda-feira no Parlamento francês, o presidente François Hollande declarou que a França está em guerra e que estenderá o estado de emergência, decretado após os atentados em Paris, por três meses.

Ele propôs uma coalizão com Estados Unidos e Rússia para combater o EI. Um encontro entre Hollande e o secretário de Estado americano, John Kerry, foi agendado para a manhã desta terça-feira. A Grã-Bretanha pode reforçar o grupo, já que, segundo o Ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, Londres deve reconsiderar sua decisão de não participar da ação militar contra o grupo jihadista na Síria.


LEIA TAMBÉM:

Governo e Parlamento suecos recebem ameaças de ataque

Obama exclui uso de tropas terrestres na luta contra Estado Islâmico

Em novo vídeo, EI ameaça atacar outros países

Após minuto de silêncio, França tenta recuperar a rotina


Busca pelos suspeitos - A polícia francesa identificou até agora cinco suspeitos de estarem envolvidos nos atentados em Paris. Ao todo, sete agressores morreram nos ataques. Os investigadores apontam ainda para um oitavo suspeito, o belga Salah Abdeslam, que teria conseguido fugir. Além disso, o mentor das ações foi identificado como Abdelhamid Abaaoud, também natural da Bélgica. Ele estaria atualmente na Síria.

Na manhã desta terça-feira, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, afirmou à rádio France que a polícia está fazendo um rápido progresso nas investigações, mas não forneceu mais detalhes.



VEJA.COM
(Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário