"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PIZZOLATO APELA A POLÍTICOS ITALIANOS PARA SUSTAR A EXTRADIÇÃO


Após a extradição de Henrique Pizzolato ter sido selada por todas as instâncias judiciárias da Itália, o advogado Alessandro Sivelli, que o defende, enviou uma carta ao governo e a 21 senadores do país para suspender a devolução do petista ao Brasil. A manobra visa sensibilizar o governo italiano a rever a decisão do ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, que autorizou que Pizzolato esteja disponível para ser entregue a policiais brasileiros a partir da próxima quarta-feira (7), até que a Corte Europeia de Direitos Humanos se pronuncie sobre o caso.
A defesa pede uma cópia da decisão do governo italiano que determinou o prazo para a entrega do petista para instruir pedido de medida cautelar ao tribunal internacional.
O defensor também informa que Pizzolato ainda tem pendente um recurso enviado à Corte Europeia de Direitos Humanos em que questiona a sua extradição por conta da alegada falta de garantias à integridade física do petista nos presídios brasileiros.
JULGAMENTO DO MÉRITO
O mérito do recurso apresentado por Sivelli, em março deste ano, à Corte Europeia de Direitos Humanos ainda está pendente de julgamento de mérito – a condenação formal do Estado italiano por permitir a extradição a um país sem as garantias de preservação da integridade de um cidadão europeu (Pizzolato tem dupla cidadania).
O pedido de medida de urgência para barrar a extradição foi rejeitado em 28 de abril porque o tribunal entendeu que o caso de Pizzolato não havia se esgotado em todas as esferas judiciais italianas – o que só veio a ocorrer em setembro, quando o Conselho de Estado decidiu que a extradição era legal.
O advogado do petIsta traz novos questionamentos, como o que Pizzolato deverá obter a progressão para o semiaberto, em junho de 2016, e não foram apresentados pelo Brasil dados específicos sobre os estabelecimentos disponíveis para o novo regime.
OUTRO PROCESSO
Sivelli também afirma que Pizzolato tem uma audiência marcada no dia 14 de dezembro, na Justiça de Módena (norte do país), em ação penal a que responde por ter usado, na Itália, documentos de seu irmão morto após sua fuga do Brasil.
Antes de fixar a data da extradição, o Ministério da Justiça consultou a Justiça de Módena que informou que é possível que a audiência de 14 de dezembro seja desmarcada e que Pizzolato seja ouvido por carta rogatória internacional.

05 de outubro de 2015
Graciliano Rocha
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário