"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

PEGADINHA DO MALANDRO

PEPE VARGAS DIZ QUE SAI, RECUA, E NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA
TALVEZ NEM DILMA LEMBRE QUE TEM MINISTRO DE DIREITOS HUMANOS


VARGAS DECIDIU ESPERAR O ANÚNCIO DA REFORMA MINISTERIAL ANTES DE SAIR (FOTO: EBC)

Após anunciar sua saída da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas voltou atrás. Pouco depois do anúncio, a assessoria chegou a negar sua saída. Agora, ele divulga que decidiu esperar o anúncio da reforma ministerial antes de sair. A pasta que ocupa deve ser extinta. Com Vargas ou sem ele, na prática a secretaria tem demonstrado sua dispendiosa inutilidade.

O ministro afirmou ter sido chamado para conversar com a presidente na quinta-feira, 24. Na ocasião, ficou acertado seu retorno à Câmara, onde reassumirá o mandato de deputado federal. No mesmo dia, também estiveram com Dilma as ministras Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres, e Nilma Lino Gomes, da Igualdade Racial. Além disso, o atual chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, esteve com Dilma antes da viagem a Nova York para a Assembleia-Geral da ONU.

A expectativa de integrantes do governo é de que Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial sejam reunidas no novo Ministério da Cidadania, que deverá ser comandado por Rossetto.

Articulação política

A Secretaria de Direitos Humanos é o segundo ministério ocupado por Vargas em menos de um ano. Logo após a posse, a presidente Dilma Rousseff o nomeou para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O aumento da crise política em abril fez com que Dilma cedesse a coordenação política para o vice-presidente Michel Temer e realocasse Vargas. Na ocasião, a então ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, também petista, perdeu o posto para ele.



29 de setembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário