"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

PLANALTO JÁ FAZ AS CONTAS PARA SABER SE PODE EVITAR IMPEACHMENT



A megamanifestação nacional de ontem, como diria a ex-ministra Zélia Cardoso de Melo, foi só um detalhe. Na verdade, a preocupação do Planalto, do PT e do Instituto Lula vem de longe. Já faz tempo que o Planalto vive a fazer contas, para estimar quem votará no Congresso contra o impeachment, mas por enquanto isso é perda de tempo. A contagem só serve para reduzir a ansiedade do núcleo palaciano do governo. Com alguma facilidade, os calculistas do Planalto estimam que Dilma Rousseff ainda tem mais de 300 deputados em sua base de apoio. Como só precisa de uma reserva mínima de 200 deputados, acham que estão garantidos até 2018, porque sonhar não é proibido.
IMPEACHMENT
O Planalto, o PT e o Instituto Lula não têm dúvidas de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na primeira oportunidade em que se deparar com um pedido que tenha bases consistentes, vai instalar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff, sem a menor vacilação.
Mas a estratégia atual de Cunha é não se comprometer. Isso significa que só haverá pedido de impeachment se as pedaladas forem consideradas crime de responsabilidade pelo TCU ou se a Justiça Eleitoral identificar uso de doação ilegal na campanha de 2014. As duas perspectivas são válidas, é só uma questão de tempo para que uma delas se configure, pois as provas só estão se acumulando, não tem escapatória, como se dizia antigamente.
Sendo configurado crime em qualquer das duas hipóteses, não adianta fazer contas nem tentar comprar deputados, porque Eduardo Cunha e Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, vão se unir para derrubar o governo e demolir o que resta do PT e de Lula, e terão o apoio que quiserem, porque a desfaçatez dos parlamentares ainda tem limites e a votação será transmitida ao vivo.
É bobagem contar com Renan. Hoje ele finge fazer o jogo de Dilma, mas amanhã…   
TORTURA CHINESA
Já usamos aqui a imagem da tortura chinesa, que vai aumentando o sofrimento um pouco a cada dia. É isso que está acontecendo com o Planalto, o PT e o Instituto Lula. Eles podem continua alegando que há reversão e existe uma luz no fim do túnel, mas não é verdade.
A crise é devastadora e está apenas começando. Para agravá-la, só falta o governo realmente cancelar o adiantamento de metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, que já gastaram por conta. Como a senhora Dilma não tem a menor noção de política e economia, pode ser que cometa mais esta maldade. Ela é um fenômeno ao contrário do Rei Midas, pois tudo o que faz dá sempre errado.

18 de agosto de 2015
Carlos Newton
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário