"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CCJ APROVA ELEIÇÃO DIRETA PARA PRESIDENTES DE TRIBUNAIS REGIONAIS

TRIBUNAIS REGIONAIS PODEM TER ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE

TRIBUNAIS REGIONAIS PODEM TER ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou ontem Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece eleição direta para a escolha de presidentes e vice-presidentes dos tribunais estaduais e tribunais regionais federais (TRFs). 

A PEC 15/2012 visa autorizar todos os desembargadores a disputar a administração das cortes de Justiça. A Lei Orgânica da Magistratura (Loman), de 1979, estabelece hoje que os cargos diretivos dos tribunais serão exercidos pelos juízes mais antigos. Outra iniciativa foi permitir a participação de todos os magistrados vitalícios em atividade, de primeiro e segundo graus.

De acordo com o relator, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a escolha do presidente e do vice-presidente dos tribunais é feita por apenas 17% da magistratura atualmente. 

“Convivemos com um sistema que relaciona antiguidade com competência de gestão. O resultado disso é a dificuldade histórica dos tribunais de apresentarem práticas administrativas compassadas com princípios caros ao serviço público”, comentou.

A PEC 15/2012 estabelece que a eleição para o comando dos tribunais estaduais e TRFs ocorra por maioria absoluta e voto direto e secreto. O mandato dos eleitos será de dois anos, permitida uma recondução.

O procedimento não será aplicado, entretanto, à escolha dos dirigentes do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e dos tribunais regionais eleitorais (TREs). 

A PEC 15/2012 irá ao plenário do Senado, onde será debatida e votada em dois turnos.


20 de agosto de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário