"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de maio de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO ENFIM PEDE CONDENAÇÃO DE ROSE, A "AMIGA" DE LLULA



O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, por improbidade administrativa. 
A ação foi apresentada à Justiça Federal em São Paulo no último dia 30 de abril.
Braço-direito do ex-presidente Lula, com quem mantinha estreita relação, Rosemary foi alvo da Operação Porto Seguro da Polícia Federal, que desmontou uma quadrilha especializada em venda de pareceres de órgãos públicos a empresas privadas. 
Na ocasião, agentes da PF fizeram buscas no gabinete dela na Presidência da República em São Paulo e apreenderam documentos.
A ex-secretária usava a intimidade que tinha com Lula para abrir as portas de gabinetes restritos na Esplanada. Em troca, recebia pequenos agrados, inclusive em dinheiro, e até o custeio de cirurgia plástica. Depois da operação Porto Seguro, a secretária de Lula foi acusada formalmente por formação de quadrilha, tráfico de influência e corrupção passiva.
IMPROBIDADE
No pedido de liminar encaminhado à Justiça Federal, o Ministério Público requer que ela seja condenada por improbidade administrativa por ter recebido vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo e violado os princípios de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.
As punições, conforme previstas em lei, são variadas: Rosemary pode ter decretada a perda dos bens ou valores acrescidos ilegalmente ao seu patrimônio, pode ter de ressarcir aos cofres públicos o valor integral desviado, perder a função pública, ter suspensos os direitos políticos de oito a dez anos, pagar multa de até três vezes o valor conquistado irregularmente, além de poder ficar proibida de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais.
“AUTORIDADE EM bRASÍLIA”
Em resposta ao Ministério Público, o juiz José Henrique Prescendo, da 22ª Vara Cível Federal determinou a remessa dos autos à Justiça Federal de Brasília, sob o argumento de que “as ordens foram emanadas de autoridade em Brasília” e que “se o dano atinge mais de um Estado e passa a ter abrangência nacional, a ação deve ser proposta no Distrito Federal”.
O juiz destacou ainda, na decisão, que a ação de Rose e dos demais envolvidos na Porto Seguro consistia “na prática de diversos atos de improbidade administrativa com vistas a se beneficiarem reciprocamente, tais como recebimento de propinas, recebimento de repasses indevidos de verbas públicas para custeio de despesas pessoais, nomeação de parentes e amigos em cargos públicos, solicitação de falsificação de documentos e de diplomas de curso superior e de ensino médio para nomeação em cargo público e tráfico de influência em órgãos públicos”.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A repórter da Veja demonstra invulgar criatividade, ao chamar Rose de “braço-direito” de Lula. Na verdade, ela era a segunda-primeira-dama do País. com direito a elevada remuneração mensal, cartão corporativo secreto e viagens ao exterior ao lado do então presidente, com quem viveu tórrido romance por mais de 20 anos. 
Rose está desempregada, mas não tem problemas financeiros, porque Lula continua bancando tudo. E ninguém sabe se a paixão entre os dois acabou ou não. (C.N.)

17 de maio de 2015
Marcela Mattos
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário