"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

SEM ÂNCORA, LA NAVE VA... PARA O FUNDO.

Vaccari está prestes a ser condenado no caso Bancoop





Como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto está preso no curso da operação Lava Jato, a juíza da 5ª Vara Criminal da comarca de São Paulo, Tatiana Vieira Guerra, pediu para que o dirigente petista seja ouvido por videoconferência, na ação penal sobre o esquema de desvios de recursos na época em que foi presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop).

Os últimos depoimentos da instrução penal na Justiça de São Paulo estão marcados para os dias 5, 6 e 7 de maio. Depois disso, será aberta a fase de alegações finais da defesa e acusação. Vaccari e outros cinco dirigentes da cooperativa estão sendo acusados de crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Conforme a denúncia feita em 2010, o grupo é acusado de desviar recursos da Bancoop, que atua na área de construção e venda de prédios de apartamentos, para abastecer campanhas eleitorais do PT.

AGRAVANTES

As irregularidades atribuídas a Vaccari, na época em que foi diretor financeiro (2002 e 2004) e presidente (2004-2010) da Bancoop, foram apontadas pelo Ministério Público Federal (MPF) como uma das razões que levaram o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão preventiva do então dirigente petista.

Segundo a denúncia da Procuradoria, o prejuízo na cooperativa foi de R$ 170 milhões, e mais de 2 mil mutuários foram lesados – pagando sem receber os apartamentos ou tendo de aportar valores extras para conseguir os imóveis. Alguns, que chegaram a receber os imóveis, ainda aguardam a expedição das escrituras definitivas dos bens.

Vaccari foi diretor financeiro (2002-2004) e presidente da Bancoop (2004-2010) quando teriam sido cometidas fraudes como superfaturamento de terrenos para os prédios e pagamentos a empresas de fachada – em alguns casos, com saques de altos volumes de saques dinheiro na boca do caixa no na eleição de 2004.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Foi o Bancoop que construiu o prédio de luxo à beira-mar no Guarujá, onde Lula comprou triplex por R$ 47 mil e é vizinho de Vaccari, de outros petistas e de dirigentes da CUT, porque a patota é muito unida. O Bancoop foi criado em 1996 pelo então deputado petista Ricardo Berzoini. Homem de muita sorte, Berzoini conseguiu escapar ileso do escândalo e hoje é ministro. (C.N.)

20 de abril de 2015
Graciliano Rocha
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário