"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

INFLAÇÃO DA DILMA DISPARA E VAI A 8,73, QUASE DOBRANDO O CENTRO DA META



Lembram que o centro da meta é 4,5%? Inflação está quase em 9%! Pede pra sair, Dilma!

(Valor Econômico) Os participantes do mercado financeiro elevaram a projeção para a inflação deste ano, mas mantiveram a aposta para a taxa básica de juros, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC). A mediana das estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 8,13% para 8,23%, enquanto a projeção para a Selic ao fim deste ano se manteve em 13,25%. A taxa básica de juro está, atualmente, em 12,75%. Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne para definir um novo percentual. 

O ajuste nas projeções coletadas pelo Focus ocorre após a divulgação do IPCA-15 de abril pelo IBGE na sexta-feira. A prévia da inflação deste mês ficou em 1,07%, a maior taxa para meses de abril desde 2003. Em 12 meses, o avanço acumulado foi de 8,22%. Para analistas, o indicador sancionou mais uma alta na Selic na próxima reunião do Copom.

Os analistas Top 5 ajustaram para baixo a estimativa para a inflação neste ano depois do salto nas previsões verificado na semana passada. Eles, contudo, ainda veem uma alta de preços mais salgada que a média do mercado. A mediana de médio prazo para o aumento do IPCA em 2015 passou de 8,73% para 8,67%. Para 2016, a previsão seguiu em 6,40%. No caso da Selic, as estimativas de 2015 (13,50%) e 2016 (12%) também foram mantidas.

20 de abril de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário