"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 28 de abril de 2015

RODRIGO GULARTE EXECUTADO NA INDONÉSIA

INDONÉSIA EXECUTA TRAFICANTE BRASILEIRO POR FUZILAMENTO
GOVERNO DISSE QUE RODRIGO GULARTE ESTÁ ENTRE FUZILADOS DE HOJE



GOVERNO DISSE QUE RODRIGO GULARTE ESTÁ ENTRE OS 
FUZILADOS DE HOJE


O governo da Indonésia acaba de informar que oito condenados por tráfico de drogas, incluindo o traficante brasileiro Rodrigo Gularte, já foram executados. Segundo o porta-voz, que não quis se identificar, as execuções ocorreram "sem problemas". 
Além do brasileiro, há dois australianos, dois nigerianos, um ganês e um indonésio.

De acordo com o jornal Jakarta Post, um representante do governo não confirmou por que a filipina Mary Jane Fiesta não foi executada, apesar de estar na lista divulgada. A razão mais provável é que Mary Jane tenha sido poupada após uma mulher se entregar à polícia nas Filipinas dizendo tê-la recrutado.

O governo brasileiro chegou a enviar, inutilmente, pedidos de clemência, mas nenhum foi aceito pelo governo local. Gularte é o segundo brasileiro executado na Indonésia por tráfico de drogas. Em janeiro deste ano, Marco Archer foi fuzilado junto com outras quatro pessoas.

Nota do governo

O governo brasileiro divulgou nota de pesar pelo fuzilamento do traficante e diz que isso constitui "fato grave" no âmbito das relações entre os dois países". Leia a íntegra:

"O governo brasileiro recebeu com profunda consternação a notícia da execução, na Indonésia, do cidadão brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, ocorrida na data de hoje, 28 de abril de 2015, pelo crime de tráfico de drogas.

Em carta enviada ao seu homólogo indonésio, a Presidenta Dilma Rousseff havia reiterado seu apelo para que a pena capital fosse comutada, tendo em vista o quadro psiquiátrico do brasileiro, agravado pelo sofrimento que sua situação lhe provocava nos últimos anos. Lamentavelmente, as autoridades indonésias não foram sensíveis a esse apelo de caráter essencialmente humanitário.

Ao longo dos dez anos em que o Rodrigo Muxfeldt Gularte esteve preso na Indonésia, o governo brasileiro prestou-lhe a devida assistência consular e acompanhou sistematicamente sua situação jurídica, na busca de alternativas legais à pena de morte, observando rigorosamente o que a Constituição e as leis daquele país prescrevem sobre essa matéria.

A execução de um segundo cidadão brasileiro na Indonésia, após o fuzilamento de Marco Archer Cardoso Moreira, em 18 de janeiro deste ano, constitui fato grave no âmbito das relações entre os dois países e fortalece a disposição brasileira de levar adiante,nos organismos internacionais de direitos humanos, os esforços pela abolição da pena capital.

O governo brasileiro transmite sua solidariedade e seu mais profundo pesar à família de Rodrigo Muxfeldt Gularte."


28 de abril de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário