"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 28 de abril de 2015

POLÍTICA DO COTIDIANO, DO JORNALISTA CLAUDIO HUMBERTO


ACUSADO DE ROUBAR DEMAIS , PT QUER O PDT FORA
Apesar da crise política e das seguidas derrotas em importantes votações no Congresso, parlamentares petistas pressionam a cúpula do partido a romper com o PDT de Carlos Lupi, demitindo o ministro Manoel Dias (Trabalho), por ele indicado. É uma reação a Lupi, que dias atrás acusou o PT de “roubar demais” no governo. Esse caso foi um dos itens da conversa de Dilma com Lula, ontem, em São Paulo.

ENGOLINDO SAPOS

Lula avalia que é hora de “engolir sapos” e “ciscar pra dentro”, por isso não concorda com a expulsão do PDT da base de apoio do governo.
CAINDO FORA
A inciativa de rompimento pode ser do próprio PDT: é o que pretendem senadores pedetistas, em carta aberta a Carlos Lupi divulgada ontem.

ANIQUILAMENTO
O senador Cristovam Buarque (DF) acha que continuar apoiando Dilma pode levar ao aniquilamento do partido fundado por Leonel Brizola.
RICAS BOQUINHAS
O ex-ministro Carlos Lupi não quer romper com o PT. Para a turma dele, é duro se desapegar das boquinhas no Ministério do Trabalho.
DILMA CALA SOBRE BRASILEIROS CONDENADOS NOS EUA
O Planalto passou a bola para o Itamaraty e não informou a atitude de Dilma quanto a brasileiros que estão no corredor da morte nos Estados Unidos. Um deles, Fernando Pereira Leite Filho, matou com 17 golpes de tesoura a própria mãe, corretora de imóveis querida dos brasileiros de Miami. Outro condenado é Saulo dos Reis, que atraiu uma menina de 13 anos pela internet, em Connecticut, e a estuprou e matou.
REAÇÃO INFANTIL
Na execução do traficante Marco Archer na Indonésia, Dilma reagiu com tanta virulência que até arruinou as relações com o país.

VALENTIA PARA BAIXO
Diplomatas não acreditam que Dilma repita, nos EUA, sua “valentia” contra a Indonésia, quando hostilizou o embaixador em Brasília.
REGRA EFICIENTE
Na Flórida, a regra é clara: apenas sacar arma de fogo dá 10 anos de cadeia e 20 anos para quem atira. Mais: matou, morre executado.
APOSTA NA REJEIÇÃO
Na bolsa de apostas dos ministros do Supremo Tribunal Federal, durante o lanche das 16h, prevalece a avaliação de que o Senado, em decisão inédita, deve rejeitar a indicação do advogado Luiz Fachin. “Os senadores não são idiotas”, resumiu um dos ministros a esta coluna.
GOVERNO FRACO
Mesmo com a mudança na coordenação política do governo, o índice de apoio ao governo no Congresso caiu em abril. De nove votações nominais abertas ocorridas no mês, o governo perdeu seis.
NEM TE LIGO
O vice Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha ignoraram declaração do senador Cristovam Buarque ao New York Times, ontem, de que o trio aplicou um “golpe de Estado” na presidente Dilma.
DISQUE-VENINA
A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa, em sua conta no Facebook, anda exortando seus colegas da Petrobras a denunciarem irregularidades da estatal. Ela pedem denúncias em off e in box.
BOLSA DIVIDIDA
Eduardo Cunha quer inserir na proposta de redução da maioridade penal uma mudança na “bolsa-bandido”, instituída por Lula. A ideia é dividir o auxílio entre as famílias das vítimas e as dos seus algozes.
HOMENAGEM
Bem que a “cumpanherada” poderia dedicar ao mensaleiro fujão Henrique Pizzolato o seu próprio programa de TV em rede nacional. Vai ao ar no dia 11 de maio, exatamente quando o ladrão transitado em julgado vai ser transferido do presídio de Modena para a Papuda.
NOVOS ALIADOS
Ameaçando engavetar a terceirização, Renan Calheiros quis atrair novos aliados. Conseguiu. Agora, a pelegada da CUT, UGT e CTB virou “renanzista” desde criancinha, na disputa com Eduardo Cunha.
CRISTÃOS SEM FÉ
Deputados cristãos reclamam do líder do PSC, André Moura (SE). Ele não compartilha e nem ao menos distribui migalhas do poder com os liderados. Moura preside a comissão da redução da maioridade penal.

FERIADÃO
Ontem foi celebrado o Dia da Anta. Pela ausência das excelências no Congresso e no Planalto, deve ter sido feriado nessas casas ilustres.


28 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário