"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de abril de 2015

PT OBEDECE ORDEM DE LULA E INVESTE CONTRA O JUIZ DA LAVA JATO



O líder petista Sibá diz que o juiz “transbordou os autos”
Dois dias depois do impacto sofrido pela prisão do tesoureiro João Vaccari Neto, um sinal amarelo ascendeu no PT: sua direção reage ao que vem chamando de escalada das ações da força tarefa da Operação Lava Jato para enquadrar o partido ou terá de conviver com a probabilidade de novas prisões envolvendo outros dirigentes da cúpula.
O tema central de um debate sobre conjuntura travado quinta-feira na cúpula do partido foi a necessidade de centrar fogo nas ações do juiz federal Sérgio Moro, considerado pelo PT como um coordenador informal das investigações e um magistrado “quase sem limites” nas ações que miram o partido.
Dentro das hipóteses postas à mesa, estão um eventual pedido para que as investigações da Lava Jato fiquem sob a responsabilidade exclusiva do Supremo Tribunal Federal (STF) e uma reclamação oficial junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que, nos dois casos, exigiria um elenco de fatos demonstrando contradição e imparcialidade do juiz.
DESTRUIR O PT
Há quem ache que, mais do que combater a corrupção, o objetivo das investigações sobre os desvios na Petrobras é destruir o PT. “O PT é mais forte do que alguns palhaços gritando pela cassação do registro do partido”, disse o ex-ministro Gilberto Carvalho Ele se referia a sugestões de procuradores que atuam na Lava Jato e coordenam uma linha de investigação que mira justamente o comportamento dos partidos diante do escândalo.
Nas petições em que pede a abertura de inquéritos contra políticos, o procurador Geral da República, Rodrigo Janot, assinala que serão objeto de “apuração separada” as suspeitas segundo as quais, os partidos – especialmente PT, PP e PMDB – colocaram suas estruturas a serviço da lavagem da propina desviada da Petrobras. Se as investigações prosperarem, dificilmente a cúpula do PT, incluindo seu presidente, Rui Falcão, escaparia.
JUIZADO DE INSTRUÇÃO
Há um consenso entre as principais lideranças de que a Lava Jato centrou o foco no PT e livra o PSDB, numa suposta politização das investigações. Um dirigente ouvido pelo iG, que pediu para não ter seu nome revelado, disse que Moro instituiu uma espécie de juizado de instrução, onde controla todas as etapas da operação – o que seria ilegal, mas um bom argumento para levantar a suspeição do magistrado. Pelas leis brasileiras, o juiz não pode participar de investigações e nem interferir na denúncia, atribuições constitucionais que pertencem, respectivamente, a polícia e ao Ministério Público.
Essa interpretação é o que justifica a reação do líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), que deixou a reunião em São Paulo, no meio da tarde, elevando o tom dos ataques a Moro, sem economizar adjetivos: disse que na prisão de Vaccari o juiz “transbordou” os autos, agiu de forma “autoritária” e se comporta, de forma parcial e com viés político, como se estivesse num tribunal da “Santa Inquisição”. Sem explicar como, afirmou que o PT, que, segundo ele, “nasceu do embate”, vai à luta. “Estão brincando com fogo e rasgando a Constituição”, disse.
NOVAS PRISÕES
A preocupação imediata é, no entanto, com a possibilidade de novas prisões. O partido ainda mantém apoio a Vaccari, mas reconhece que, ao demorar em afastá-lo do comando da tesouraria, acabou atiçando o ímpeto dos procuradores e do próprio juiz Sérgio Moro, que há uma semana havia afirmado, numa espécie de alerta que o partido ignorou, ser “inaceitável” a presença de suspeitos em postos de comando nas instituições da República.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A estratégia de tentar demolir a imagem do juiz partiu do próprio Lula, que se reuniu com o presidente do PT, Rui Falcão, para passar esta ordem. Essa gente não tem medo do ridículo. Já culparam a CIA norte-americana, mas não colou. Daqui a pouco vão dizer que o culpado de toda a corrupção que mancha o governo é o mordomo do juiz. (C.N.)

18 de abril de 2015
Vasconcelo Quadros
iG Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário