"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

PT já teme que, depois de Vaccari, Dirceu, Rose e até Lula sejam os próximos indiciáveis por Sérgio Moro


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A cúpula petista já faz previsões catastróficas sobre o que tende a acontecer na 13ª fase da Operação Lava Jato, depois que a 12ª promoveu a prisão de João Vaccari Neto, que foi obrigado a renunciar à Secretaria Nacional de Finanças do PT. Os variados temores e os informes nos bastidores de judiciário indicam que o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, tem tudo para mexer com José Dirceu, Rosemery Noronha e até o líder máximo Luiz Inácio Lula da Silva, e suas relações com a maior transnacional brasileira, a Odebrecht. Quando será a 13ª fase? Dia 13 de maio? Ou a qualquer momento? O cagaço é tão letal na petelândia quanto a picada do mosquito da dengue.

A "oposição" resolveu endurecer o discurso contra o PT. Ontem, se falava, abertamente, que o partido-seita corre o risco concreto de perder seu registro em função da prisão do tesoureiro. Basta que as investigações da Lava Jato tenham encontrado provas objetivas de que as campanhas de Dilma Rousseff tenham se beneficiado diretamente dos recursos arrecadados por Vaccari. O senador goiano Ronaldo Caiado, líder do DEM, foi direto ao ponto: "Diante desse cenário, tudo caminha para que o PT perca o registro de partido político. E, comprovado que a presidente Dilma foi beneficiada por esse esquema em suas campanhas, será mais que suficiente para ela perder o mandato por corrupção".

A prisão de Vaccari reacendeu até o espírito ofensivo de Aécio Neves, que até outro dia evitava falar em impeachment de Dilma Rousseff. Aécio Neves bateu mais forte: " Hoje eu reitero a mesma pergunta que eu fiz à presidente Dilma nos últimos debates (da campanha eleitoral). Presidente, a senhora continua confiando no tesoureiro do seu partido que hoje está preso? O que mais me chama atenção é que o PT se fragilizou tanto que virou refém do medo de tirar Vaccari do partido. A história vai registrar que, pela primeira vez, o tesoureiro do partido que governa o país está preso. Será que ele vai continuar despachando da prisão? A prisão do Vaccari é a azeitona na empada das irregularidades no Governo".  

Caiado pegou ainda mais pesado: "O PT não tem credenciais de partido político, e sim de lavanderia. O partido é reincidente ao ter o tesoureiro Vaccari, sucessor de Delúbio Soares, flagrado e preso por arrecadar dinheiro desviado de empresas públicas para alimentar suas campanhas e encher os bolsos de seus dirigentes". O líder do PSDB na Câmara, o deputado paulista Carlos Sampaio, foi na mesma linha: “A prisão também comprova que o mensalão foi o protótipo do petrolão, dois esquemas de corrupção criados para drenar dinheiro público para os cofres do PT com o objetivo de financiar o projeto partidário em detrimento dos interesses do País.”

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), lembrou o fato dantesco de Vaccari ter pedido, na semana passada, um habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal para não ser obrigado a assinar termo de compromisso em dizer a verdade na CPI da Petrobras: “A máxima do dia é que mentira tem perna curta. Vaccari foi preso menos de uma semana depois de mentir descaradamente”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, inimigo declarado do PT, pegou mais leve, mas de forma irônica com o futuro do caso Vaccari na Lava Jato: "Ele já está sendo denunciado, já era réu numa ação penal, já esteve na CPI. Acho que esse é um problema que está sendo discutido no Poder Judiciário. A gente só cabe assistir e lamentar. Vamos ver no que vai dar".

Se depender do PT, dará em nada... Depois de tensa reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, anunciou o desligamento de Vaccari. O PT repudiou a prisão e reafirmou a confiança na inocência do tesoureiro, “não só pela sua conduta frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário”. Os petistas nos matam de rir e chorar: “O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final”. 

A "verdade" que o PT deseja ver prevalecida no final é um grande e nada fácil acordo de sobrevivência que está sendo costurado com a cúpula do PMDB. O objetivo é um pacto para impedir que Dilma seja derrubada, mas também não passe o mandato todo como uma refém dos graves acontecimentos. Nos bastidores, o PT sinaliza com "radicalização no emprego de sua máquina", se acontecer o que chamam de "golpe do Impeachment". O PMDB investe na sabotagem, mas não deseja assumir o poder de frente. Prefere o papel de sempre: governista com ação de bastidor, sem botar a cara na Presidência, ainda mais agora. A grande dúvida é: um "acordão" PT-PMDB será bem sucedido?

A conjuntura brasileira é de impasse institucional, com alto teor de insatisfação popular e risco de ruptura. Nela, tudo pode acontecer... De bom ou de muito ruim... Por isso, o espertíssimo Eduardo Cunha tem toda razão quando fala: "Vamos ver no que vai dar"...

Cuidado com a cunhada...

Marice Correia de Lima, foragida cunhada do tesoureiro João Vaccari Neto, pode ser a mulher bomba da 12ª Fase da Lava Jato.

Familiares dela vazaram a informação de que estariam negociando com o Ministério Público que ela vai se entregar e aderir à delação premiada, para apresentar provas bombásticas da atuação dela no esquema do cunhado.

A Força Tarefa do MPF tem especial interesse nos repasses de dinheiro que teriam sido feitos por Vaccari para Rosemary Noronha (ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo) e outros grandes petistas...

Marice, que está em viagem há duas semanas e sabe muito dos esquemas de Vaccari, precisa tomar muito cuidado com sua segurança pessoal...

Leia, abaixo, o artigo de Paulo Briguet: O fim do PT


Tomaram no TCU


O Tribunal de Contas da União aprovou ontem, por unanimidade, o voto do ministro José Múcio Monteiro, concluindo que o governo Dilma feriu a Lei de Responsabilidade Fiscal com as manobras que a equipe econômica do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega fez em 2013 e 2014, para melhorar artificialmente as contas públicas.

O Tesouro Nacional, comandado à época por Arno Augustin, atrasou repasses de recursos a bancos públicos, o que ficou caracterizado como empréstimo, vedado pela LRF.

Segundo o TCU, ao adiar repasses para instituições como Caixa, Banco do Brasil e BNDES, o Tesouro obrigou esses bancos a usarem recursos próprios para honrar despesas que eram da União.

Carta do Povo Brasileiro

Lideranças dos movimentos que têm promovido manifestações de ruas gigantescas leram ontem, em Brasília, a "Carta do Povo Brasileiro", que reproduzimos abaixo.

O documento foi assinado pelos movimentos: Avança Brasil – Mudança Já; Basta Brasil; Brava Gente Brasileira; Chega de Impostos; Diferença Brasil; Eu Amo o Brasil; Instituto Democracia e Ética; Movimento 31 de Julho; Movimento Acorde; Movimento Brasil Contra a Corrupção; Movimento Cariocas Direitos; Movimento Cidadania Brasil; Movimento Fora Dilma; Movimento Jovens Transformadores; Movimento Guarulhos Livre; Movimento Muda Brasil; Movimento Pró Brasil; Movimento Quero Me Defender; Movimento Voz do Brasil; Muda Brasil; Nação Digital; Nas Ruas; Organização de Combate à Corrupção; Pátria Livre; Reage Brasil; Vem Pra Rua.

O texto traz várias propostas para serem postas em prática pelos poderes constituídos...

O problema é que tais poderes, apodrecidos na maior crise institucional nunca antes vista na História do Brasil, não têm vontade e nem condições de mudar coisa nenhuma...

Leia abaixo o documento: Carta do Povo Brasileiro

Futuro semideus do STF em campanhas passadas


Vídeo com o jurista Luiz Fachin pregando o voto em Dilma, em 2010, se transforma em viral nas redes sociais.

Motivo da venda


Te cuida, Obama

Barack Obama deveria tomar muito cuidado na hora de fazer acordo com os irmãos Raul e Fidel.

Artigo do historiador Carlos I. S. Azambuja comprova como Cuba estruturou o terrorismo na América Latina e ainda continua no topo das operações, através das ações do Foro de São Paulo.

Leia, abaixo, o artigo: Os serviços de Inteligência de Cuba - um pouco de história


Será que estamos na ditadura?

A íntegra da nota divulgada ontem no Paraná TV, Segunda Edição, chama atenção para o momento sombrio em que sobrevivemos no Brasil:

"A direção da RPC denunciou à Polícia Federal (PF), ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e ao governo do Estado que, durante dias, numa evidente ação de intimidação e ameaça, pessoas estranhas seguiram os passos dos seus jornalistas escalados para cobrir as denúncias de pedofilia e corrupção em Londrina. O Gaeco já iniciou a investigação para identificar essas pessoas. A RPC também tomou outras medidas para garantir a segurança e a integridade física dos seus profissionais. O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), do qual a RPC faz parte, repudia qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de informação e reafirma sua disposição de continuar acompanhando as denúncias de corrupção e pedofilia em Londrina, até a conclusão de todos os trabalhos da polícia e da Justiça".

Nota do Alerta Total: O escândalo da pedofilia e corrupção em Londrina tem causado grande dor de cabaça ao governo do Estado do Paraná, pois a polícia tem provas de que existem grandes políticos envolvidos no esquema. Esta "escola de intimidação" obedece ao padrão instituído pelo falecido narcotraficante colombiano Pablo Escobar e acabou sendo replicada por membros do Foro de São Paulo e por bandidos políticos brasileiros.

Ordem Prática


Haja Cueca


                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

16 de abril de 2015 
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário