"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

REGUFFE, DO PDT, ABRE MÃO DE TODAS AS REGALIAS DE SENADOR

Reguffe é o maior exemplo de político ético
Em nome da ética e do bom senso, José Antonio Reguffe (PDT-DF) se elegeu senador com 826 mil votos. 
Ao assumir o mandato, Reguffe deu mais uma amostra de sua marca registrada, a economia de recursos públicos. 
No primeiro dia de mandato, o parlamentar protocolou nove ofícios à diretoria-geral do Senado que resultaram na redução de gastos do gabinete para menos da metade.
O senador baseia suas campanhas eleitorais pautadas em demonstrar à sociedade que é possível se exercer um mandato parlamentar sem a necessidade de se utilizar das regalias e de boa parte dos recursos públicos concedidos pelo Estado e que saem do bolso da população brasileira.
Nesse contexto, entre as contenções de despesas no gabinete, Reguffe reduziu de 55 para 12 a quantidade de assessores, abriu mão de 100% da verba indenizatória e da cota de atividade parlamentar. O impacto dessas duas medidas gera uma economia de quase R$ 17 milhões, isso sem contabilizar economias indiretas com custos de férias e encargos sociais de servidores que deixou de contratar.  O senador recusou ainda carro oficial, consequentemente economizará com combustível e manutenção.
Reguffe foi além, abriu mão de plano de saúde que garantiria acesso a tratamentos médicos e odontológicos tanto dele (senador) quanto de toda família. Mais que isso, preferiu contribuir com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do que ter direito à aposentadoria especial de parlamentar.
Procurado pelo site Política Distrital para questionar o que muitos devem considerar loucura, Reguffe foi enfático: “Minha preocupação é fazer a minha parte e honrar o compromisso que assumi com as pessoas que votaram em mim”, afirmou.
As medidas foram tomadas pelo parlamentar em caráter irrevogável. Isso o impede de reconsiderar a decisão futuramente. Se a mesma iniciativa tivesse adesão dos outros 79 senadores, a economia estimada aos cofres públicos poderia ultrapassar R$ 1,3 bilhão.
REFORMA POLÍTICA
No primeiro discurso em plenário, o senador, Reguffe (PDT-DF), agradeceu os mais de 826 mil votos que o elegeram ao Senado Federal. E apresentou sete propostas para as reformas política e eleitoral. 
O fim da reeleição para cargos no Executivo, a adoção do voto facultativo e a proibição de doações privadas para campanhas políticas estão entre as medidas de Reguffe. 
Segundo ele, as medidas visam sobretudo a valorização do voto do eleitor, baseado em propostas e ideias, reduzindo a indústria eleitoral existente no país.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A matéria nos foi enviada pelo comentarista Armando Gama. É muito oportuna e merece ser divulgada por todos nós. 
O Brasil precisa conhecer Reguffe e apoiar seu comportamento exemplar, que nos traz uma leve esperança de que algum dia teremos políticos comprometidos com a ética e os interesses nacionais. (C.N.)  


18 de fevereiro de 2015
Kleber Karpov
Site Política Distrital 

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O gesto do eleito Senador reguffe é um grito de denúncia contra as excessivas mordomias de que goza o círculo dos privilegiados políticos, que causa inveja em todo o mundo.
O alcance do gesto de Reguffe revela a esbórnia de um Congresso pouco preocupado com os eleitores que outorgam mandatos a políticos, acreditando que os mesmos serão exercidos em prol da causa pública. 
O que assistimos, no entanto, é a cobiça de usufruir o quanto for possível, praticar qualquer ato que os conduzam ao enriquecimento, revelando absoluto descaso com a nação.
Realmente, o Brasil precisa acordar para a máfia que se elege apenas para se beneficiar de regalias, com o olho voltado apenas para o próprio umbigo. Reduzir privilégios econômicos e jurídicos seria o caminho mais curto para separar o joio do trigo, e semear a terra com sementes boas.
Um gesto singular que não apenas nos comove pela honestidade a que pouco estamos habituados, quando estendemos os olhos para os sucessivos escândalos denunciados, quase diariamente, emporcalhando o país e demonstrando a qualidade de administradores e políticos, organizados em verdadeiras quadrilhas.
Reguffe merece destaque, mas sabemos que a grande mídia não irá propalar uma atitude que fere com a bala de prata, os vampiros que sangram a riqueza do país.
Cabe as redes sociais a divulgação da exemplar atitude do Senador Reguffe. 
Imagino os cochichos entre os políticos na hora do cafezinho, assombrados com o "desatino" do Senador: 
"Como é possível abrir mão de direitos que o país nos concede (Não se dão conta de que eles mesmos se concedem tais regalias...)? Que espécie de tolo é eleito com 826 mil votos e ainda pretende cumprir promessas de campanha? Será que ele não sabe que aqui é o Brasil, ou pensa que está na Suécia? Que diabo de plano maquiavélico está tramando, para nos tirar as poucas mordomias que temos? É preciso ter cuidado com esse homem... Fiquemos alertas!
Seus projetos ameaçam a continuidade dos nossos mandatos... Um absurdo pretender acabar com o voto obrigatório! E nossos currais eleitorais, como ficam? E ainda quer proibir doações privadas... Reeleição para cargos no Executivo... Onde é que esse homem está com a cabeça?"
Sim, dirão muitos eleitores e políticos, que Reguffe não é uma exceção... 
Tudo bem! Deem-me o nome de alguém, apenas um nome, e pouparei a destruição de todos, mais ou menos como em Sodoma e Gomorra, destruídas por não haver entre seus habitantes apenas um homem decente...
Que tal atitude pudesse se refletir no Congresso inteiro, e o Brasil poderia dormir em berço esplêndido, com a certeza de que estaríamos no rumo de acordar com uma nova moralidade política, homens providos de honestidade e de respeito ao bem público, ao desenvolvimento econômico e a satisfação de uma sociedade hoje entregue às baratas...
m.americo

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2015/02/refuffe-do-pdt-abre-mao-de-todas-as.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário