"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

THE WORLD WIDE WAR




 



 
 
  
 
     " As grandes novidades da parada são a vontade de morrer e a inexistência de objetivos ou motivações territoriais. Matar o maior numero de "inimigos" é tudo que eles pretendem. A geração dos "games" -- é a arte que imita a vida ou a vida que a imita "
 

                     


         

b0
 
As grandes novidades da parada são a vontade de morrer e a inexistência de objetivos ou motivações territoriais. Matar o maior numero de "inimigos" é tudo que eles pretendem.
 
A geração dos "games" -- é a arte que imita a vida ou a vida que imita a arte? -- já nasce e passa a juventude co-vivendo a saga virtual de "lobos solitários" de arma na mão. E partir disso para a ação no mundo físico é a "droga pesada" da hora para quem não se encaixa mais neste mundo. Não mais o suicídio moral e físico a conta-gotas do mergulho nos entorpecentes ou a saída pelos temerários "esportes" ultra-radicais com que costumava-se procurar a morte no passado.
 
O "cool", agora, é matar para garantir que se vai morrer literalmente como nos "games", com alguém apertando um botão lá no Arkansas que dispara de um "drone" insuspeitável, voando silenciosamente lá perto da estratosfera, um pequeno míssil para atingir no olho esquerdo o alvo lá do outro lado do mundo.
 
a11
E então o jogo segue para o próximo estágio...

Antigamente as guerras acabavam quando o preço em vidas da sua continuação se tornava pesado demais para um dos lados. Também é por aí -- garantindo a certeza infalível do castigo -- que as polícias e os tribunais do mundo civilizado contêm a criminalidade. Mas com um dos lados desejoso de morrer essas formas de dissuasão deixam de fazer efeito.
 
Sendo o "inimigo" visado por eles qualquer um, não havendo qualquer intenção de conquista territorial e passando a morte no final a ser o grande objetivo a ser conquistado, a guerra perde o foco e a perspectiva de ter um fim. Guerras assim não podem ser ganhas ou perdidas por nenhum "lado", a não ser o das vítimas selecionadas "at random", como numa loteria, para serem mortas em cada ataque. E assim torna-se crônica como o crime comum é hoje na vida das grandes cidades.
 
a12
 
O que tudo isso faz com os fundamentos éticos e morais da civilização ocidental é que é o grande problema. Se tudo é mero acidente e a vida é uma loteria, que sentido fazem os limites que aceitamos e os sacrifícios que nos impomos em nome da substituição da lei da selva por uma condição de segurança e previsibilidade que nos permita concentrar-nos no trabalho e no desenvolvimento da ciência? Onde a meritocracia -- que substitui a lei do mais forte (ou do mais bandalho) nessas sociedades consensuais -- encontra guarida nessa nova realidade? Afinal, não é assim também até na ordem planetária onde a "harmonia dos mundos" saiu de cena para dar lugar às grandes explosões que criam ou destroem planetas a esmo?
Eis aí o desafio deste Terceiro Milênio..
 
Filosofias aparte, no entanto, para salvar vidas agora o que se requer são remédios bem práticos. Se toda essa barbárie é um caminho para se chegar ao paraíso, haverá que se considerar negar aos que assassinam em nome de Maomé a morte de "mártir" da "jihad" que é a recompensa que procuram, e tratar, ao contrário, de torná-los "impuros" de modo a serem barrados para sempre naquele harém cheio de virgens lá do céu, como teria feito o general "Black Jack" Pershing nas Filipinas.
 
a7
 
Reza essa história que pouco antes da 1a Guerra Mundial houve uma onda de ataques terroristas de islamistas radicais contra as forças norte-americanas naquele pais que os Estados Unidos tinham "herdado" da Espanha derrotada na Guerra Hispano-Americana. O general Pershing capturou, então 50 elementos do grupo terrorista, amarrou-os aos postes de execução por fuzilamento mas, antes da ordem de fogo, fez seus soldados trazerem alguns porcos para o local da execução e matá-los na frente dos terroristas horrorizados. Os muçulmanos, especialmente os radicais, têm horror a porcos que consideram um animal "impuro".

Não podem tocar na sua carne e no seu sangue sob pena de ficarem instantaneamente barrados para todo o sempre nas portas do paraíso.
O general Pershing teria feito, então, com que seus soldados mergulhassem as balas com que fuzilariam os terroristas no sangue dos porcos e dado a ordem para a execução de 49 dos 50 prisioneiros. Seus corpos foram, a seguir, atirados numa cova comum e por cima deles foram espalhadas as entranhas e os pedaços dos porcos mortos. Terminado o espetáculo, o 50º terrorista foi solto e, pelos 42 anos seguintes não houve um único ataque terrorista muçulmano em qualquer lugar do planeta.
 
Essa história pode não passar de mais uma dessas lendas de que a internet anda cheia, não tenho como aferir, mas que a idéia é boa é boa. Se é da vida após a morte que se trata e é por ela que se mata o remédio é aceitar a temática deles e condená-los à danação eterna, o que, como se vê, é muito mais fácil, eficiente e barato.
 
a17
 
Não será nunca um remédio absolutamente completo porque essa "lógica" do martírio na "jihad" já pulou a cerca do redil maometano mais primitivo e se transformou na escolha de 9 entre 10 das almas penadas deste mundo, como indica o número crescente de filhos da abundância e da boa educação de países desenvolvidos que agarra a bandeira negra da "volta ao Califado do século 7". Mas com certeza afetará a matriz dessa fábrica de agentes da morte, o que comprometerá seriamente as linhas de produção e treinamento desses assassinos espalhadas pelo Oriente Médio e outras esquinas do mundo.
 
Sobrariam, então, só os loucos sem fé privados do apoio e da sustentação dos grandes financiadores de tudo isso que jogam outro jogo -- o Grande Jogo do Poder -- no qual a conquista de territórios e populações a serem escravizadas continua sendo a condição para ganhar autonomia financeira nos volumes que financiar uma guerra exige, no qual a morte e a perda de territórios continuam, sim, significando a derrota final.
 
a0
12 de janeiro de 2015
vespeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário